Formação, Trabalho e Desenvolvimento Profissional
3
2015-2016
01009886
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposições, debates, trabalhos de grupo e apresentações de trabalhos práticos.
Resultados de Aprendizagem
O mundo do trabalho e do Emprego, em geral e a formação Profissional têm vindo a constituir-se como espaços de atividade e de desenvolvimento profissional para muitos dos licenciados em Ciências da Educação. Possíveis oportunidades como Formador, Coordenador de Formação, Gestor de Formação e Mediador, aconselham uma preparação nestes domínios do conhecimento e uma construção de competências que permita agir neste campo de práticas. Assim, no final desta unidade curricular os/as alunos/as devem: 1. Compreender o trabalho e a sua evolução; 2. Identificar as principais caraterísticas do trabalho organizado; 3. Caraterizar diferentes formas de tipologia cultural das organizações, as condições para a mudança e o papel das pessoas e da formação; 4. Descrever e compreender as transições para e no trabalho; 5. Conhecer as políticas públicas portuguesas de formação profissional; 6. Planear, coordenar e desenvolver atividades formativas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Os conceitos de trabalho e de organização;
2. O pensamento organizacional: evolução e principais marcos teóricos
3. Os processos de socialização profissional, de construção de identidades e de desenvolvimento profissional;
4. Globalização, Trabalho e Emprego: reconfigurações pessoais, sociais, temporais e concetuais;
5. Formação para e no trabalho: quadros teóricos e modalidades
6. Tipologia cultural das organizações, mudança e formação
7. Formação e gestão de pessoas nas organizações
8.Políticas públicas de formação profissional em
9. Conceber, desenvolver e avaliar ações de formação.
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Luis Medeiros Alcoforado
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Frequência: 50.0%
(Planificação e desenvolvimento de uma sessão de formação: 50.0%
Bibliografia
Alcoforado, L. (2012). Qualificar para novas oportunidades: desafios e limites. In J. M. Silva (Ed.) Iniciativa novas oportunidades: Teoria e práticas (pp. 149-158). Leiria, Lisboa: IPL, ANQEP.
Alcoforado, L. (2008). Competências, cidadania e profissionalidade: limites e desafios para a construção de um modelo português de educação e formação de adultos. Dissertação de Doutoramento. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Carré, P., & Caspar, P. (2001).Tratado das ciências e técnicas da formação. Lisboa: Instituto Piaget.
Chauvin, C. (2005). Concevoir un stage de formation. Issy-les-Moulineaux: ESF
Craig, R. (1996). The ASTD training and development handbook: A guide to human resource development. Nova Iorque : McGraw-Hill.
Pineda, P. (2002). Pedagogia laboral. Barcelona: Ariel.
Pineda, P. (2002). Gestión de la formación en las organizaciones. Barcelona: Ariel.
Roy-Lemarchand, G. (2007). Le management des compétences. Issy-les-Moulineaux: ESF.