Educação Comparada

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009875
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Sociologia da Educação,  História da Educação e acerca do sistema educativo português.    

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante.Ao longo do decorrer da unidade de curricular,será incentivada a realização de trabalhos de revisão bibliográfica e/ou de investigação;a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas;a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas;a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados;a reflexão sobre os princípios,as orientações ideológicas,as condições educacionais,os pressupostos das práticas educacionais.     

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular os estudantes devem reconhecer a importância dos estudos comparados em educação e conhecer as principais abordagens e métodos de investigação em Educação Comparada, pois, independentemente do estatuto conferido pelas diversas discussões epistemológicas, a comparação está muito presente na reflexão sobre a educação.

No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

- Identificar e caracterizar as principais abordagens em Educação Comparada.

- Diferenciar Educação Comparada de Educação Internacional.

- Empregar na reflexão educacional o conhecimento proveniente do estudo comparativo da educação.

- Relacionar as condições da sociedade com abordagens de Educação Comparada e com a dinâmica educativa em diferentes períodos e em diferentes espaços.

- Conhecer o contributo de organismos internacionais para a Educação Comparada.

- Identificar e caracterizar tendências da educação no mundo.    

Estágio(s)

Não

Programa

Origem, Evolução da Educação Comparada.

Perspetivas teóricas, epistemológicas e identitárias da Educação Comparada

A Educação Comparada e Educação Internacional

Abordagens e Métodos e Técnicas em Educação Comparada.

Globalização e Educação

Educação Comparada e organismos internacionais

Aspectos e Tendências da Educação Mundial.        

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalho de revisão de literatura sobre tema previamente definido com apres.(50).Outras possibilidades de av.podem ser combinadas com os estudantes.: 50.0%
Mini Testes: 50.0%

Bibliografia

Ferreira, A. G.(2001).Elementos fundamentais para comprensão do estudo da educação comparada. Coimbra: NAIE.

Ferreira,A.G. (2008).O sentido da educação comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação,  31(2), 124-138.

Gil, L. V. (2011). La educación comparada e internacional. Procesos históricos y dinâmicas globales. Barcelona: Octaedro/ICE-UB.

Juliá,F. F. (2002). La educación comparada actual. Barcelona: Ariel.

Madeira, A. I. (2011). A construção do saber comparado em educação: Uma análise sócio-histórica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Meyer, J. W., & Ramirez, F. O. (2010). La educación en la sociedad mundial: Teoría institucional y agenda de investigación de los sistemas educativos contemporâneos. Barcelona: Octaedro/ICE-UB

Nóvoa, A. & Yariv-Mashal, T. (2003). Comparative research in education: A mode of governance or a historical journey? Comparative Education, 39(4),  423-438.