Educação Comparada
3
2022-2023
01009875
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Sociologia da Educação, História da Educação e acerca do sistema educativo português.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante.Ao longo do decorrer da unidade de curricular,será incentivada a realização de trabalhos de revisão bibliográfica e/ou de investigação;a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas;a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas;a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados;a reflexão sobre os princípios,as orientações ideológicas,as condições educacionais,os pressupostos das práticas educacionais.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular os estudantes devem reconhecer a importância dos estudos comparados em educação e conhecer as principais abordagens e métodos de investigação em Educação Comparada, pois, independentemente do estatuto conferido pelas diversas discussões epistemológicas, a comparação está muito presente na reflexão sobre a educação.
No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Identificar e caracterizar as principais abordagens em Educação Comparada.
- Diferenciar Educação Comparada de Educação Internacional.
- Empregar na reflexão educacional o conhecimento proveniente do estudo comparativo da educação.
- Relacionar as condições da sociedade com abordagens de Educação Comparada e com a dinâmica educativa em diferentes períodos e em diferentes espaços.
- Conhecer o contributo de organismos internacionais para a Educação Comparada.
- Identificar e caracterizar tendências da educação no mundo.
Estágio(s)
NãoPrograma
Origem, Evolução da Educação Comparada.
Perspetivas teóricas, epistemológicas e identitárias da Educação Comparada
A Educação Comparada e Educação Internacional
Abordagens e Métodos e Técnicas em Educação Comparada.
Globalização e Educação
Educação Comparada e organismos internacionais
Aspectos e Tendências da Educação Mundial.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de revisão de literatura sobre tema previamente definido com apres.(50).Outras possibilidades de av.podem ser combinadas com os estudantes.: 50.0%
Mini Testes: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Ferreira, A. G.(2001).Elementos fundamentais para comprensão do estudo da educação comparada. Coimbra: NAIE.
Ferreira,A.G. (2008).O sentido da educação comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, 31(2), 124-138.
Gil, L. V. (2011). La educación comparada e internacional. Procesos históricos y dinâmicas globales. Barcelona: Octaedro/ICE-UB.
Juliá,F. F. (2002). La educación comparada actual. Barcelona: Ariel.
Madeira, A. I. (2011). A construção do saber comparado em educação: Uma análise sócio-histórica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Meyer, J. W., & Ramirez, F. O. (2010). La educación en la sociedad mundial: Teoría institucional y agenda de investigación de los sistemas educativos contemporâneos. Barcelona: Octaedro/ICE-UB
Nóvoa, A. & Yariv-Mashal, T. (2003). Comparative research in education: A mode of governance or a historical journey? Comparative Education, 39(4), 423-438.