Educação Comparada

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01009875
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Sociologia da Educação,  História da Educação e acerca do sistema educativo português.    

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante.Ao longo do decorrer da unidade de curricular,será incentivada a realização de trabalhos de revisão bibliográfica e/ou de investigação;a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas;a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas;a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados;a reflexão sobre os princípios,as orientações ideológicas,as condições educacionais,os pressupostos das práticas educacionais.     

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular os estudantes devem reconhecer a importância dos estudos comparados em educação e conhecer as principais abordagens e métodos de investigação em Educação Comparada, pois, independentemente do estatuto conferido pelas diversas discussões epistemológicas, a comparação está muito presente na reflexão sobre a educação.

No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:

- Identificar e caracterizar as principais abordagens em Educação Comparada.

- Diferenciar Educação Comparada de Educação Internacional.

- Empregar na reflexão educacional o conhecimento proveniente do estudo comparativo da educação.

- Relacionar as condições da sociedade com abordagens de Educação Comparada e com a dinâmica educativa em diferentes períodos e em diferentes espaços.

- Conhecer o contributo de organismos internacionais para a Educação Comparada.

- Identificar e caracterizar tendências da educação no mundo.    

Estágio(s)

Não

Programa

Origem, Evolução da Educação Comparada.

Perspetivas teóricas, epistemológicas e identitárias da Educação Comparada

A Educação Comparada e Educação Internacional

Abordagens e Métodos e Técnicas em Educação Comparada.

Globalização e Educação

Educação Comparada e organismos internacionais

Aspectos e Tendências da Educação Mundial.        

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de revisão de literatura sobre tema previamente definido com apres.(50).Outras possibilidades de av.podem ser combinadas com os estudantes.: 50.0%
Mini Testes: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Ferreira, A. G.(2001).Elementos fundamentais para comprensão do estudo da educação comparada. Coimbra: NAIE.

Ferreira,A.G. (2008).O sentido da educação comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação,  31(2), 124-138.

Gil, L. V. (2011). La educación comparada e internacional. Procesos históricos y dinâmicas globales. Barcelona: Octaedro/ICE-UB.

Juliá,F. F. (2002). La educación comparada actual. Barcelona: Ariel.

Madeira, A. I. (2011). A construção do saber comparado em educação: Uma análise sócio-histórica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Meyer, J. W., & Ramirez, F. O. (2010). La educación en la sociedad mundial: Teoría institucional y agenda de investigación de los sistemas educativos contemporâneos. Barcelona: Octaedro/ICE-UB

Nóvoa, A. & Yariv-Mashal, T. (2003). Comparative research in education: A mode of governance or a historical journey? Comparative Education, 39(4),  423-438.