Educação Comparada
3
2018-2019
01009875
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de Sociologia da Educação, História da Educação e acerca do sistema educativo português.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante.Ao longo do decorrer da unidade de curricular,será incentivada a realização de trabalhos de revisão bibliográfica e/ou de investigação;a realização de pequenos trabalhos relativos à matéria tratada nas aulas;a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas;a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados;a reflexão sobre os princípios,as orientações ideológicas,as condições educacionais,os pressupostos das práticas educacionais.
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular os estudantes devem reconhecer a importância dos estudos comparados em educação e conhecer as principais abordagens e métodos de investigação em Educação Comparada, pois, independentemente do estatuto conferido pelas diversas discussões epistemológicas, a comparação está muito presente na reflexão sobre a educação.
No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Identificar e caracterizar as principais abordagens em Educação Comparada.
- Diferenciar Educação Comparada de Educação Internacional.
- Empregar na reflexão educacional o conhecimento proveniente do estudo comparativo da educação.
- Relacionar as condições da sociedade com abordagens de Educação Comparada e com a dinâmica educativa em diferentes períodos e em diferentes espaços.
- Conhecer o contributo de organismos internacionais para a Educação Comparada.
- Identificar e caracterizar tendências da educação no mundo.
Estágio(s)
NãoPrograma
Origem, Evolução da Educação Comparada.
Perspetivas teóricas, epistemológicas e identitárias da Educação Comparada
A Educação Comparada e Educação Internacional
Abordagens e Métodos e Técnicas em Educação Comparada.
Globalização e Educação
Educação Comparada e organismos internacionais
Aspectos e Tendências da Educação Mundial.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Mini Testes: 50.0%
Trabalho de revisão de literatura sobre tema previamente definido com apres.(50).Outras possibilidades de av.podem ser combinadas com os estudantes.: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Ferreira, A. G.(2001).Elementos fundamentais para comprensão do estudo da educação comparada. Coimbra: NAIE.
Ferreira,A.G. (2008).O sentido da educação comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, 31(2), 124-138.
Gil, L. V. (2011). La educación comparada e internacional. Procesos históricos y dinâmicas globales. Barcelona: Octaedro/ICE-UB.
Juliá,F. F. (2002). La educación comparada actual. Barcelona: Ariel.
Madeira, A. I. (2011). A construção do saber comparado em educação: Uma análise sócio-histórica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Meyer, J. W., & Ramirez, F. O. (2010). La educación en la sociedad mundial: Teoría institucional y agenda de investigación de los sistemas educativos contemporâneos. Barcelona: Octaedro/ICE-UB
Nóvoa, A. & Yariv-Mashal, T. (2003). Comparative research in education: A mode of governance or a historical journey? Comparative Education, 39(4), 423-438.