Intervenção Socioeducativa com Crianças, Jovens e Famílias
2
2025-2026
01009869
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia da Educação (modelo bioecológico; teoria de Vygostsky); Sociologia da Educação; Educação Social.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual, incluindo filmes pedagógicos. Para cada aula os alunos elaboram uma “ficha de reflexão”, antes da aula, sobre a temática que vai ser desenvolvida. As aulas práticas recorrem a PBL (project based learning) com a apresentação oral de um projeto de intervenção socioeducativa, com envolvimento ativo dos pares, nomeadamente na avaliação da qualidade dessa apresentação.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular o(a) aluno(a) deve ser capaz de:
- Compreender a especificidade e o objetivo das intervenções socioeducativas com crianças, jovens e famílias na comunidade e em diferentes contextos (escolares; saúde; sociais) num modelo global de promoção de competências, da autonomia e do bem-estar e de proteção
- Saber selecionar e recomendar intervenções socioeducativas baseadas e/ou informadas em evidência e culturalmente adequadas para crianças, jovens e famílias
- Identificar no perfil de competências dos licenciados em Ciências da Educação as competências dos profissionais que implementam intervenções socioeducativas num modelo de proximidade e comunitário.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceitos
1.1. Intervenção socioeducativa: a inevitabilidade de uma conceção de desenvolvimento em contexto
1.2. Promoção e competências (fatores protetores); prevenção e fatores de risco: um modelo para quebrar as trajetórias de desigualdade e para a promoção do bem-estar e da autonomia
1.3. Tipologias de intervenção: universais, seletivas, indicadas e em passos múltiplos.
2. Crianças, jovens e famílias em risco e em perigo: o caso de Portugal
2.1. A Estratégia Nacional para os Direitos das Crianças
2.2. O sistema de promoção e proteção português
3. A família, escola e a comunidade como contextos de intervenções socioeducativas
3.1. As intervenções socioeducativas "evidence-based": conceito, tipologias e justificação da sua necessidade (os efeitos adversos; análise de custo-benefício - BCAs)
3.2. Plataformas europeias e internacionais de intervenções baseadas em evidência
3.2. Estudos de caso de intervenções socioeducativas baseadas e/ou informadas em evidências.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Outra: 40.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Barry, M. (2019). Concepts and principles of mental health promotion. In M. Barry, A. Clarke, I. Petersen & R. Jenkins (Eds.) Implementing mental health promotion. Second edition (pp. 3-34). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-23455-3_14
Gaspar, M. (2005). Educação familiar como intervenção sócio-educativa: Porquês, para quem, como e por quem? Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(3), 61-98.
Terrisse, B., Larose, F., & Couturier, Y. (2003). Quelles sont les compétences attendues pour assurer la professionnalité dans l’intervention socio-éducative auprés du jeune enfant et de sa famille? La Revue Internationale de L’éducation familiale, 7(1), 11-31.
Welsh, B. C., & Rocque, M. (2014). When crime prevention harms: A review of systematic reviews. Journal of Experimental Criminology, 10(3), 245-266. https://doi.org/10.1007/s11292-014-9199-2.