Intervenção Socioeducativa com Crianças, Jovens e Famílias

Ano
3
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009869
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia da Educação (modelo bioecológico; teoria de Vygostsky); Sociologia da Educação; Educação Social.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual, incluindo filmes pedagógicos. Para cada aula os alunos elaboram uma “ficha de reflexão”, antes da aula, sobre a temática que vai ser desenvolvida. As aulas práticas recorrem a PBL (project based learning) com a apresentação oral de um projeto de intervenção socioeducativa, com envolvimento ativo dos pares, nomeadamente na avaliação da qualidade dessa apresentação.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular o(a) aluno(a) deve ser capaz de:

- Compreender a especificidade e o objetivo das intervenções socioeducativas com crianças, jovens e famílias na comunidade e em diferentes contextos (escolares; saúde; sociais) num modelo global de promoção de competências, da autonomia e do bem-estar e de proteção

- Saber selecionar e recomendar intervenções socioeducativas baseadas e/ou informadas  em evidência e culturalmente adequadas para crianças, jovens e famílias

- Identificar no perfil de competências dos licenciados em Ciências da Educação as competências dos profissionais que implementam intervenções socioeducativas num modelo de proximidade e comunitário.     

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos

1.1. Intervenção socioeducativa: a inevitabilidade de uma conceção de desenvolvimento em contexto

1.2. Promoção e competências (fatores protetores); prevenção e fatores de risco: um modelo para quebrar as trajetórias de desigualdade e para a promoção do bem-estar e da autonomia

1.3. Tipologias de intervenção: universais, seletivas, indicadas e em passos múltiplos.

2. Crianças, jovens e famílias em risco e em perigo: o caso de Portugal

2.1. A Estratégia Nacional para os Direitos das Crianças

2.2. O sistema de promoção e proteção português

3. A família, escola e a comunidade como contextos de intervenções socioeducativas

3.1. As intervenções socioeducativas "evidence-based": conceito, tipologias e justificação da sua necessidade (os efeitos adversos; análise de custo-benefício - BCAs)

3.2. Plataformas europeias e internacionais de  intervenções baseadas em evidência

3.2. Estudos de caso de intervenções socioeducativas baseadas e/ou informadas em evidências.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Outra: 40.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Barry, M. (2019). Concepts and principles of mental health promotion. In M. Barry, A. Clarke, I. Petersen & R. Jenkins (Eds.) Implementing mental health promotion. Second edition (pp. 3-34). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-23455-3_14

Gaspar, M. (2005). Educação familiar como intervenção sócio-educativa: Porquês, para quem, como e por quem? Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(3), 61-98.

Terrisse, B., Larose, F., & Couturier, Y. (2003). Quelles sont les compétences attendues pour assurer la professionnalité dans l’intervention socio-éducative auprés du jeune enfant et de sa famille? La Revue Internationale de L’éducation familiale, 7(1), 11-31.

Welsh, B. C., & Rocque, M. (2014). When crime prevention harms: A review of systematic reviews. Journal of Experimental Criminology, 10(3), 245-266. https://doi.org/10.1007/s11292-014-9199-2.