Intervenção Socioeducativa com Crianças, Jovens e Famílias

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01009869
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia da Educação (modelo bioecológico; teoria de Vygostsky); Sociologia da Educação; Educação Social.

Métodos de Ensino

As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual. Nas aulas em que há a apresentação oral de uma intervenção socioeducativa por um grupo de alunos, existe envolvimento ativo dos pares, nomeadamente na avaliação da qualidade dessa apresentação.

Resultados de Aprendizagem

No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

- Conhecer intervenções socioeducativas baseadas em evidência para crianças, jovens e famílias enquadradas no modelo teórico bioecológico.

- Caraterizar intervenções socioeducativas baseadas em evidência para crianças, jovens e famílias enquadradas no modelo teórico bioecológico.

- Saber recomendar intervenções socioeducativas baseadas em evidência para crianças, jovens e famílias enquadradas no modelo teórico bioecológico.

- Selecionar intervenções socioeducativas baseadas em evidência para crianças, jovens e famílias enquadradas no modelo teórico bioecológico.

- Avaliar intervenções socioeducativas baseadas em evidência para crianças, jovens e famílias enquadradas no modelo teórico bioecológico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos

1.1. Intervenção socioeducativa: a inevitabilidade de uma conceção de desenvolvimento em contexto

1.2. Promoção e competências (fatores protetores); prevenção e fatores de risco: um modelo para as trajetórias de desenvolvimento da infância à idade adulta e para a promoção do bem-estar e da autonomia

1.3. Tipologias de intervenção: universais, seletivas, indicadas e em passos múltiplos; primárias, secundárias e terciárias.

1.4. Intervenções baseadas em evidência: “evidence-based”

2. Crianças, jovens e famílias em perigo: o caso de Portugal

2.1. A Lei de Protecção de crianças e jovens em perigo

2.2. As medidas em meio natural de vida

2.3. A teoria da vinculação e o conceito de criança e jovem em perigo

3. A família, escola e a comunidade como contextos de intervenções socioeducativas

3.1. Casos de intervenções socioeducativas "evidence-based".

Docente(s) responsável(eis)

Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
50% - Trabalho de grupo (tipo B) Apresentação oral e relatório escrito sobre uma intervenção socioeducativa|: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Bronfenbrenner, U., & Ceci, (1994). Nature–Nurture reconceptualized in developmental perspective. Psychological Review, 101(4), 568–586.

Dishion, T., McCord, J., & Poulin, F. (1999). When interventions harm. American Psychologist, 54(9), 755-764.

Gaspar, M. (2005). Educação familiar como intervenção sócio-educativa: Porquês, para quem, como e por quem? Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(3), 61-98.

Gaspar, M. (2007). Educação pré-escolar e promoção do bem-estar na infância e idade adulta: Novos desafios para velhas questões. In A. Fonseca, M. Seabra-Santos, & M. Gaspar (Eds.), Psicologia e Educação (pp. 391-417). Coimbra: Almedina

Terrisse, B., Larose, F., & Couturier, Y. (2003). Quelles sont les compétences attendues pour assurer la professionnalité dans l’intervention socio-éducative auprés du jeune enfant et de sa famille? La Revue Internationale de L’éducation familiale, 7(1), 11-31.