Intervenção Socioeducativa com Crianças, Jovens e Famílias
3
2018-2019
01009869
Ciências da Educação
Português
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia da Educação (modelo bioecológico; teoria de Vygostsky); Sociologia da Educação; Educação Social.
Métodos de Ensino
As aulas contemplam a exposição oral e a discussão participada das temáticas do programa, suportadas pela projeção de material visual. Nas aulas em que há a apresentação oral de uma intervenção socioeducativa por um grupo de alunos, existe envolvimento ativo dos pares, nomeadamente na avaliação da qualidade dessa apresentação.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
- Conhecer intervenções socioeducativas baseadas em evidência para crianças, jovens e famílias enquadradas no modelo teórico bioecológico.
- Caraterizar intervenções socioeducativas baseadas em evidência para crianças, jovens e famílias enquadradas no modelo teórico bioecológico.
- Saber recomendar intervenções socioeducativas baseadas em evidência para crianças, jovens e famílias enquadradas no modelo teórico bioecológico.
- Selecionar intervenções socioeducativas baseadas em evidência para crianças, jovens e famílias enquadradas no modelo teórico bioecológico.
- Avaliar intervenções socioeducativas baseadas em evidência para crianças, jovens e famílias enquadradas no modelo teórico bioecológico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceitos
1.1. Intervenção socioeducativa: a inevitabilidade de uma conceção de desenvolvimento em contexto
1.2. Promoção e competências (fatores protetores); prevenção e fatores de risco: um modelo para as trajetórias de desenvolvimento da infância à idade adulta e para a promoção do bem-estar e da autonomia
1.3. Tipologias de intervenção: universais, seletivas, indicadas e em passos múltiplos; primárias, secundárias e terciárias.
1.4. Intervenções baseadas em evidência: “evidence-based”
2. Crianças, jovens e famílias em perigo: o caso de Portugal
2.1. A Lei de Protecção de crianças e jovens em perigo
2.2. As medidas em meio natural de vida
2.3. A teoria da vinculação e o conceito de criança e jovem em perigo
3. A família, escola e a comunidade como contextos de intervenções socioeducativas
3.1. Casos de intervenções socioeducativas "evidence-based".
Docente(s) responsável(eis)
Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Frequência: 50.0%
50% - Trabalho de grupo (tipo B) Apresentação oral e relatório escrito sobre uma intervenção socioeducativa|: 50.0%
Bibliografia
Bronfenbrenner, U., & Ceci, (1994). Nature–Nurture reconceptualized in developmental perspective. Psychological Review, 101(4), 568–586.
Dishion, T., McCord, J., & Poulin, F. (1999). When interventions harm. American Psychologist, 54(9), 755-764.
Gaspar, M. (2005). Educação familiar como intervenção sócio-educativa: Porquês, para quem, como e por quem? Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(3), 61-98.
Gaspar, M. (2007). Educação pré-escolar e promoção do bem-estar na infância e idade adulta: Novos desafios para velhas questões. In A. Fonseca, M. Seabra-Santos, & M. Gaspar (Eds.), Psicologia e Educação (pp. 391-417). Coimbra: Almedina
Terrisse, B., Larose, F., & Couturier, Y. (2003). Quelles sont les compétences attendues pour assurer la professionnalité dans l’intervention socio-éducative auprés du jeune enfant et de sa famille? La Revue Internationale de L’éducation familiale, 7(1), 11-31.