Iniciação à Língua Gestual Portuguesa II

Ano
1
Ano lectivo
2013-2014
Código
02023863
Área Científica
Linguas e Literaturas Estrangeiras
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Expositivo- visual/gestual/ dramatização; Interrogativo -jogo de perguntas em LGP/conversação; Demonstrativo - configuração da mão; Técnicas pedagógicas com recurso à díade e à tríade.

Resultados de Aprendizagem

Competências na comunicação com uma Pessoa Surda usando LGP a um nível intermédio; Fazer várias apresentações em LGP; reconhecer traços de identidades informações sobre Pessoas Surdas, Comunidade e Sua Cultura; role Play e simulações em contextos diversos e conteúdos temáticos do quotidiano; traduzir e interpretar textos em ‘glosa’; reconhecer variações na forma como as Pessoas Surdas comunicam.

Estágio(s)

Não

Programa

Os antónimos. As bebidas. As divisões da casa. Os verbos. Verbos especiais. Os animais. Caráter e personalidade das pessoas. O campismo. Tradução e interpretação de texto. Léxico diverso. Conversação com role-play e simulação.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação contínua (50%) – realização de exercícios de avaliação ao longo do semestre: 50.0%
Avaliação sumativa (50% - final e obrigatória) – no fim de cada semestre: 50.0%

Bibliografia

A Língua Gestual é uma língua visuo-espacial. A presença e aprendizagem através das aulas são primordiais para o alcance dos objetivos propostos.

Sign Language is a visual-spatial language. Class attendance is essential for learning and for achieving the proposed objectives.