Comunicação Oral e Escrita - Nivel Intermédio B2

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02023837
Área Científica
Línguas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Nível B1 em português

Métodos de Ensino

Com foco nas necessidades comunicativas dos alunos, criar-se-ão atividades dinâmicas, interativas, em par ou em grupo, simulando frequentemente situações comuns

Haverá tarefas relativas a 4 domínios: (i) compreensão oral; (ii) produção oral; (iii) compreensão escrita; (iv) produção escrita.

O aluno contactará com vários domínios sociais, situações, tipos de textos escritos e orais, atos de fala, temas e noções que são necessários ao uso da língua numa vasta gama de atividades comunicativas possíveis no quotidiano, de acordo com o nível B2.

Estão ainda previstas atividades de auto-regulação.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta uc é o desenvolvimento de competência comunicativa em língua portuguesa ao nível B2 (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, QECRL).

De acordo com os objetivos gerais definidos no QECRL para o nível B2, ao completar a uc, o aluno deverá ser capaz de:

- ter uma interação fluente e autónoma com falantes nativos, com um bom controlo gramatical, produzindo enunciados expositivos claros e pormenorizados sobre uma vasta gama de assuntos, desde os profissionais a temas da atualidade ou de interesse pessoal, de acordo com as diferentes tipologias textuais e seus objetivos comunicativos (relatórios, reclamações, narrações, cartas, resumos, etc.);

- apresentar e defender opiniões, utilizando argumentos, apresentando exemplos e elaborando comentários relevantes.

Estágio(s)

Não

Programa

Nas áreas temáticas previstas nos conteúdos da uc de Estruturas da Língua Portuguesa, prevê-se a abordagem de:

 

A) Tipos de texto (orais e escritos):

Relato; poesia simples e breve; texto descritivo; carta e e-mail; resumo; relatório; reclamação; texto expositivo; texto de opinião; texto argumentativo; relato e comentário desportivo; instrução extensa (regulamento, tutorial); notícia; entrevista; documentário (televisão, rádio).

 

B) Atos comunicativos:

• expor um assunto

• especificar, explicar  e reformular

• transmitir e defender uma opinião

• aconselhar, recomendar, advertir e ameaçar

• reclamar, objetar

• argumentar

• sintetizar, resumir

• concluir

• usar de indireção em atos de fala

 

C) Mecanismos de coesão

• mecanismos de coesão textual

• conectores de natureza argumentativa

 

D) Registos de língua

Docente(s) responsável(eis)

Maria Carmen de Castro Duarte de Frias e Gouveia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 100.0%

Bibliografia

Em cada edição poderá vir a ser adotado um manual e/ou poderão ser disponibilizados materiais aos alunos.

 

Outro material (gramáticas e dicionários):

ARRUDA, Lígia (2012) Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora.

COELHO, Luísa; João CASTELEIRO; Carla OLIVEIRA (2007). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. B2 e C1. Lisboa : Texto Editores.

COIMBRA, Isabel; Olga Mata COIMBRA (2012) Gramática Ativa 2. Lisboa: Lidel.

Dicionário da Língua Portuguesa. Col. Dicionários Editora. Porto Editora.

Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa.