Estruturas da Língua Portuguesa - Nivel Intermédio B2

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02023826
Área Científica
Línguas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Nível B1 em português

Métodos de Ensino

Uma vez que a uc visa apoiar o desenvolvimento das competências previstas na uc Comunicação Oral e Escrita, a abordagem "foco na forma" parte de estímulos orais e escritos, bem como de oportunidades de uso da língua, para o estudo explícito das estruturas gramaticais e do léxico  relativos às áreas temáticas do programa.

Resultados de Aprendizagem

De acordo com os objetivos gerais definidos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas para o nível B2, ao completar a uc, o aluno deverá ser capaz de:

-manter interações fluentes e autónomas com falantes nativos, com um bom controlo gramatical, produzindo enunciados expositivos claros e pormenorizados sobre uma grande variedade de temas, desde os profissionais a temas da atualidade ou de interesse pessoal, de acordo com os diferentes tipos de texto e seus objetivos comunicativos (relatórios, reclamações, narrações, cartas, resumos, etc.);

-apresentar e defender opiniões, usando argumentos, expondo exemplos e elaborando comentários relevantes.

Pretende-se trabalhar os conteúdos lexicais e gramaticais necessários para interações fluentes com falantes nativos e para a produção e compreensão de enunciados expositivos claros e pormenorizados sobre uma grande variedade de temas, com a manifestação fundamentada de opiniões e a defesa de pontos de vista, na oralidade e na escrita.

Estágio(s)

Não

Programa

Temas (comuns ao nível B1, com desenvolvimento do léxico e complexificação de estruturas gramaticais):
•ambiente
•educação
•lazer
•emprego e profissões
•cidadania
•Portugal e a sua cultura
•atualidade

Conteúdos gramaticais
1. Classes de palavras (aspetos formais e semânticos)
• Verbo: tempos compostos do ind.; pres., imperf., fut., pret. mais que-perf. composto do conj., gerúndio simp. e comp., perífrases com inf. e gerúndio
•Pronome: pess. (contr. de CI e CD), poss., demonstr., interrog., indef. e relativo
•Quantificador
•Advérbio: casos especiais
•Preposição e locução prep.

2. Sintaxe
•Concordância: estruturas complexas
•Ordens sintáticas marcadas
•Frases passivas com tempos compostos
•Frases subordinadas com ind., inf. e conjuntivo: condicionais, concessivas, causais, consecutivas, relativas, completivas
•Discurso direto e indireto

3. Léxico
•formação de palavras: derivação; composição
•relações semânticas
•colocações
•idiomatismos
adequação do registo

Docente(s) responsável(eis)

Maria Carmen de Castro Duarte de Frias e Gouveia

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 100.0%

Bibliografia

Em cada edição poderá vir a ser adotado um manual e/ou poderão ser disponibilizados materiais aos alunos.

 

Outro material (gramáticas e dicionários):

ARRUDA, Lígia (2012) Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora.

COELHO, Luísa; João CASTELEIRO; Carla OLIVEIRA (2007). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. B2 e C1. Lisboa : Texto Editores.

COIMBRA, Isabel; Olga Mata COIMBRA (2012) Gramática Ativa 2. Lisboa: Lidel.

Dicionário da Língua Portuguesa. Col. Dicionários Editora. Porto Editora.

Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa.