Comunicação Oral e Escrita - Nivel Pré-Intermédio B1
1
2021-2022
02023815
Línguas
Português
Presencial
2.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Nível A2 em português
Métodos de Ensino
Com foco nas necessidades comunicativas dos alunos, conceber-se-ão atividades dinâmicas, interativas, em par ou em grupo, frequentemente através da simulação de situações comuns.
Haverá tarefas relativas a 4 domínios: (i) compreensão oral; (ii) produção oral; (iii) compreensão escrita; (iv) produção escrita.
O aluno contactará com vários domínios sociais, situações, tipos de textos escritos e orais, atos de fala, temas e noções que são necessários ao uso da língua nas mais diversas atividades comunicativas, de acordo com o nível B1.
Estão ainda previstas atividades de auto-regulação.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo desta uc é o desenvolvimento de competência comunicativa em língua portuguesa ao nível B1 (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, QECRL).
De acordo com os objetivos gerais definidos no QECRL para o nível B1, ao completar a uc, o aluno deverá ser capaz de:
- manter a interação com outros falantes em contextos variados, nos domínios privado e público, nomeadamente em contextos educativos e profissionais, manifestando competências discursivas e pragmáticas para lidar de forma eficiente, com alguma autonomia, com diferentes tipos de interlocutores, em situações comuns do quotidiano;
- produzir enunciados articulados e coerentes sobre assuntos do seu interesse.
Estágio(s)
NãoPrograma
Nas áreas temáticas previstas nos conteúdos da uc de Estruturas da Língua Portuguesa, prevê-se a abordagem de:
A) Tipos de texto (orais e escritos):
texto descritivo; texto narrativo; texto expositivo; carta, nota, bilhete e e-mail (formal e informal); relato de extensão média (histórias, testemunhos); entrevista; comentário desportivo breve; notícia simples (televisão, rádio); texto injuntivo simples, documentários breves (televisão, rádio).
B) Atos comunicativos:
• pedir e expressar opinião de modo pormenorizado
• aceitar/hesitar/ceder a sugestões/propostas
• aconselhar, recomendar, advertir e avisar
• comentar
• ser cortês, usando recursos de delicadeza adequados às situações
C) Mecanismos de coesão
• conectores textuais
• anáfora ( vs. deixis).
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Teresa Morais Fuzeta de Campos Gil
Carla Sofia de Lemos Seguro Roque
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 100.0%
Bibliografia
Em cada edição poderá vir a ser adotado um manual e/ou poderão ser disponibilizados materiais aos alunos.
Outro material (gramáticas e dicionários):
ARRUDA, Lígia (2012) Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora.
COELHO, Luísa; João CASTELEIRO; Carla OLIVEIRA (2007). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. A1, A2 e B1. Lisboa : Texto Editores.
COIMBRA, Isabel; Olga Mata COIMBRA (2011) Gramática Ativa 1. Lisboa: Lidel.
Dicionário da Língua Portuguesa. Col. Dicionários Editora. Porto Editora.
Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa.