Comunicação Oral e Escrita - Nivel Elementar A2

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02023792
Área Científica
Línguas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Nível A1 em português

Métodos de Ensino

Com foco nas necessidades comunicativas dos alunos, conceber se ão atividades dinâmicas, interativas, interativas, em par ou em grupo, frequentemente através da simulação de situações do quotidiano.

Haverá tarefas relativas a 4 domínios: (i) compreensão oral; (ii) produção oral; (iii) compreensão escrita; (iv) produção escrita.

O formando contactará com domínios sociais variados, diferentes situações, tipos de textos escritos e orais, atos de fala, temas e noções que se prevê serem necessários ao uso da língua em atividades comunicativas simples, de acordo com o nível A2.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta uc é o desenvolvimento de competência comunicativa em língua portuguesa ao nível A2 (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, QECRL).

De acordo com os objetivos gerais definidos no QECRL para o nível A2, ao completar a uc, o aluno deverá ser capaz de:

- interagir em conversações simples sobre assuntos concretos do dia a dia;

- participar em conversas muito breves, com vários interlocutores, manifestando competência pragmática para lidar com situações básicas do quotidiano, como tarefas ou rotinas que exigem troca de informação simples e direta sobre assuntos familiares e habituais;

- escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos do quotidiano.

Estágio(s)

Não

Programa

Nas áreas temáticas previstas nos conteúdos da uc de Estruturas da Língua Portuguesa, prevê-se a abordagem de:

 

A.         Tipos de texto (orais e escritos):

texto descritivo; texto narrativo; diálogo; anúncio publicitário; boletim meteorológico; notícia; texto injuntivo simples; relato simples e breve; carta/ e-mail; texto expositivo.

 

B.         Atos comunicativos:

•          caracterizar pessoas, animais e objetos

•          expressar desejos e emoções

•          perguntar, pedir algo

•          pedir informações/ esclarecimentos

•          expressar sensações físicas

•          expressar brevemente a sua opinião

•          usar formas de tratamento apropriadas com os diferentes tipos de interlocutores

•          ser cortês, usando fórmulas e outros recursos de delicadeza adequados às circunstâncias

Docente(s) responsável(eis)

Carla Sofia de Lemos Seguro Roque

Sara Alexandra Pinto Pratas

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 100.0%

Bibliografia

Em cada edição poderá vir a ser adotado um manual e/ou poderão ser disponibilizados materiais aos alunos.

Outro material (gramáticas e dicionários):

ARRUDA, Lígia (2012) Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora.

COELHO, Luísa; João CASTELEIRO; Carla OLIVEIRA (2007). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. A1, A2 e B1. Lisboa : Texto Editores.

COIMBRA, Isabel; Olga Mata COIMBRA (2011) Gramática Ativa 1. Lisboa: Lidel.

Dicionário da Língua Portuguesa. Col. Dicionários Editora. Porto Editora.

Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa.