Comunicação Oral e Escrita-Nível Iniciação A1

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02023770
Área Científica
Línguas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Com foco nas necessidades comunicativas dos alunos, conceber se ão atividades dinâmicas, interativas, interativas, em par ou em grupo, frequentemente através da simulação de situações do quotidiano.

Haverá tarefas relativas a 4 domínios: (i) compreensão oral; (ii) produção oral; (iii) compreensão escrita; (iv) produção escrita.

O formando contactará com domínios sociais variados, diferentes situações, tipos de textos escritos e orais, atos de fala, temas e noções que se prevê serem necessários ao uso da língua em atividades comunicativas básicas, de acordo com o nível A1.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo desta uc é o desenvolvimento de competência comunicativa em língua portuguesa ao nível A1 (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, QECRL).

De acordo com os objetivos gerais definidos no QECRL para o nível A1, ao completar a uc, o aluno deverá ser capaz de interagir de modo simples, com ajuda do interlocutor, sobre assuntos concretos da sua vida, recorrendo a vocabulário e expressões de uso muito frequente, em situações de comunicação previsíveis no quotidiano.

Estágio(s)

Não

Programa

Nas áreas temáticas previstas nos conteúdos da uc de Estruturas da Língua Portuguesa, prevê-se a abordagem de:

 

A.         Tipos de texto (orais e escritos):

retrato; avisos e anúncios; texto injuntivo (com suporte de imagem); carta/ e-mail informal; diálogo.

 

B. Atos comunicativos:

•          saudar; terminar uma conversa

•          caracterizar pessoas, animais e objetos

•          perguntar, pedir algo

•          fazer e aceitar/ rejeitar convites

•          felicitar ou agradecer a alguém

•          pedir desculpa

•          relatar rotinas diárias

•          expressar desejo/ vontade/ intenção

•          expressar obrigação, necessidade, permissão e proibição (modalidade deôntica: ter de; dever)

•          pedir informações/ esclarecimentos

•          expressar sensações físicas

•          ser cortês, usando fórmulas adequadas às circunstâncias

Docente(s) responsável(eis)

Inês Gonçalves de Gião Miradouro Branco

Joana Isabel Sampaio Ribeiro Parreira Cortez Smyth

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 100.0%

Bibliografia

Em cada edição poderá vir a ser adotado um manual e/ou poderão ser disponibilizados materiais aos alunos.

Outro material (gramáticas e dicionários):

ARRUDA, Lígia (2012) Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora.

COELHO, Luísa; João CASTELEIRO; Carla OLIVEIRA (2007). Gramática Aplicada. Português Língua Estrangeira. A1, A2 e B1. Lisboa : Texto Editores.

COIMBRA, Isabel; Olga Mata COIMBRA (2011) Gramática Ativa 1. Lisboa: Lidel.

Dicionário da Língua Portuguesa. Col. Dicionários Editora. Porto Editora.

Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa.