Gerontologia Educativa e Envelhecimento Ativo
3
2014-2015
01009858
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Serão importantes todos os conhecimentos anteriores obtidos pelos alunos sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem ao longo da vida.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas são diversificadas, recorrendo-se a uma combinação de ensino transmissivo, sínteses bibliográficas, questionamento socrático, visionamento de filmes/recursos web, demonstrações, leituras e análise crítica de artigos científicos baseados em estudos empíricos e a discussões em pequenos grupos em sala de aula.
Resultados de Aprendizagem
No final da uc o aluno deve:
-Compreender o campo de estudos/intervenção da gerontologia educativa no quadro da educação permanente e conhecer os principais fatores e princípios que regem o desenvolvimento ao longo da vida
-Conhecer o fenómeno do envelhec. sob diversas perspectivas:demográfica,biológica,cognitiva,emocional, social e familiar
-Compreender a importância da promoção do envelhecimento ativo e saudável nas sociedades atuais, bem como conhecer os principais programas de estimulação e intervenção
-Refletir sobre a importância da cidadania ativa e das questões de género no envelhecimento e na melhoria da qualidade de vida,bem como compreender diferentes formas de discrimição de que as pessoas idosas podem ser alvo e estratégias de intervenção
-Compreender a influência dos contextos familiares, institucionais e comunitários na promoção da qualidade de vida das pessoas idosas
-Reflectir criticamente sobre o papel do técnico de CE na promoção do envelhecimento ativo e saudável.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A gerontologia educativa no contexto da educação permanente e do curso de vida
2. Envelhecimento demográfico e revolução gerontológica
3. Desenvolvimento e envelhecimento dos sistemas biológico, cognitivo, emocional e social
4. Envelhecimento ativo e estilo de vida saudável
5. Envelhecimento bem-sucedido: modelos e programas de intervenção
6. Estimulação, aprendizagem e qualidade de vida em pessoas de idade avançada
7. Educar para o processo de perda, de luto, a morte e o morrer
8. Género e envelhecimento: O duplo padrão
9. Cidadania e envelhecimento ativo
10. Família e envelhecimento
11. A prestação de cuidados a pessoas idosas em contexto familiar e institucional
12. A transição para a reforma e a aposentação.
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 20.0%
30% relativos a apresentação e demonstrações em sala de aula de programas de intervenção com o respetivo trabalho escrito: 30.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Arnett, J. J., (2012). Human development: A cultural approach. Boston. Pearson Education.
IMSERSO (2011). Envejecimiento activo: Libro blanco. Madrid: Ministerio de Sanidade, Politica Social e Igualdad
Johnson, M., & Bengtson, V., Coleman, P. & Kirkwood, T. (2005).The Cambridge handbook of age and ageing.Cambridge: Cambridge University Press.
Oliveira, A. L., Vieira, C. M., Lima, M. P., Alcoforado, L., Ferreira, S. M., & Ferreira, J. A. (2013), Promoting conscious and active learning and ageing: How to face current and future challenges? Coimbra: IUC. http://www.uc.pt/imprensa_uc/catalogo/ebook/E-book_Promoting
Paúl, C., & Ribeiro, O. (2012). Manual de gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa: Lidel, Edições técnicas.
Sherron, R. H., & Lumsden, D. B. (1978). Introduction to educational gerontology. Washington: Hemisphere Publishing Corporation.
Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar.