Dinâmicas de Grupo em Educação e Formação

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01009842
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Processsos de Comunicação e Educação, Análise Psicossocial de Situações Educativas, Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino, Educação Social.

Métodos de Ensino

a) Exposição de temas/projetos por parte da docente, alunos e convidados

b) Leitura e comentário de textos

c) Exercícios práticos de planeamento, execução e avaliação de dinâmicas de grupo

d) Tutorias presenciais e à distância para elaboração de portfólio ou de um projeto.

Resultados de Aprendizagem

No final desta uc o aluno deve:

1. Definir e compreender os conceitos básicos e as teorias sobre as questões das dinâmicas e processos de desenvolvimento dos grupos: Tipos de grupos, Papéis dos elementos dos grupos, Diversidade, Lideranças de grupos, Comunicação nos grupos, Tomadas de Decisão, Alianças e Subgrupos, Resolução de Conflitos

2. Conhecer estratégias e exercícios para o desenvolvimento da participação e do empoderamento (empowerment) dos grupos

3. Experimentar, através de exercícios práticos, os processos dos grupos e refletir teoricamente sobre o seu papel no desenvolvimento das dinâmicas dos grupos: Interdependência, Comunicação, Coesão, Lideranças, Tomadas de decisão

4. Desenvolver capacidades para a observação e estudo de dinâmicas dos grupos

5. Desenvolver competências de planeamento, implementação e avaliação de exercícios de dinâmicas de grupo em diversos contextos educativos e formativos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Funcionamento e desenvolvimento de um grupo

2. O processo de aprendizagem nos grupos e em grupo

3. Grupos e processos de socialização: grupos primários, secundários e intermédios; dinâmicas grupais na familia, na escola, na comunidade, no grupo de pares, no trabalho e no lazer

4. A Dinâmica de grupo enquanto processo e conjunto metodológico de técnicas em Educação e Formação: modelos para o seu planeamento e avaliação

5. A utilização dos Jogos e Dinâmicas: princípios, exigências, desafios, vantagens e desvantagens

6. Dinâmicas de Grupo em Educação e Formação : diversas dinâmicas, para diversos participantes, com diferentes objetivos.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%

Bibliografia

Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmica dos pequenos grupos. Porto: Edições Afrontamento.

Beauchamp,  A., Graveline, R., & Quiviger, C.  (2001). Como animar um grupo. S. Paulo: Edicões Loyola.

Brown, R. (2002). Group processes: Dynamics within and between groups. Oxford: Blackwell.

Ferreira, J., et al. (1996). Psicossociologia das organizações. Alfragide: Mc.Graw Hill.

Fiske, J. (1993). Introdução ao estudo da comunicação. Porto: Edições ASA.

Forsyth, D. (1999). Group dynamics. Belmont, CA: Brooks/Cole.

Fritzen, S. F. (1988). Exercícios práticos de dinâmica de grupo (1º e 2º Volume). Petrópolis: Vozes.

Gonçalves, A., & Perpétuo, S. (2007). Dinâmica de grupos na formação de lideranças. S. Paulo: Edições Loyola.

Marra, M., & Fleury, H. (2008). Grupos. Intervenções socioeducativas e método sociopsicodramático. São Paulo: Agora.

Rose, S. (1998). Group work with children and adolescents: Prevention and intervention in school and community systems. Thousand Oaks: Sage.