Dinâmicas de Grupo em Educação e Formação
3
2018-2019
01009842
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Processsos de Comunicação e Educação, Análise Psicossocial de Situações Educativas, Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino, Educação Social.
Métodos de Ensino
a) Exposição de temas/projetos por parte da docente, alunos e convidados
b) Leitura e comentário de textos
c) Exercícios práticos de planeamento, execução e avaliação de dinâmicas de grupo
d) Tutorias presenciais e à distância para elaboração de portfólio ou de um projeto.
Resultados de Aprendizagem
No final desta uc o aluno deve:
1. Definir e compreender os conceitos básicos e as teorias sobre as questões das dinâmicas e processos de desenvolvimento dos grupos: Tipos de grupos, Papéis dos elementos dos grupos, Diversidade, Lideranças de grupos, Comunicação nos grupos, Tomadas de Decisão, Alianças e Subgrupos, Resolução de Conflitos
2. Conhecer estratégias e exercícios para o desenvolvimento da participação e do empoderamento (empowerment) dos grupos
3. Experimentar, através de exercícios práticos, os processos dos grupos e refletir teoricamente sobre o seu papel no desenvolvimento das dinâmicas dos grupos: Interdependência, Comunicação, Coesão, Lideranças, Tomadas de decisão
4. Desenvolver capacidades para a observação e estudo de dinâmicas dos grupos
5. Desenvolver competências de planeamento, implementação e avaliação de exercícios de dinâmicas de grupo em diversos contextos educativos e formativos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Funcionamento e desenvolvimento de um grupo
2. O processo de aprendizagem nos grupos e em grupo
3. Grupos e processos de socialização: grupos primários, secundários e intermédios; dinâmicas grupais na familia, na escola, na comunidade, no grupo de pares, no trabalho e no lazer
4. A Dinâmica de grupo enquanto processo e conjunto metodológico de técnicas em Educação e Formação: modelos para o seu planeamento e avaliação
5. A utilização dos Jogos e Dinâmicas: princípios, exigências, desafios, vantagens e desvantagens
6. Dinâmicas de Grupo em Educação e Formação : diversas dinâmicas, para diversos participantes, com diferentes objetivos.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Filomena Ribeiro Fonseca Gaspar
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Projecto: 50.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Barbosa, L. (1995). Trabalho e dinâmica dos pequenos grupos. Porto: Edições Afrontamento.
Beauchamp, A., Graveline, R., & Quiviger, C. (2001). Como animar um grupo. S. Paulo: Edicões Loyola.
Brown, R. (2002). Group processes: Dynamics within and between groups. Oxford: Blackwell.
Ferreira, J., et al. (1996). Psicossociologia das organizações. Alfragide: Mc.Graw Hill.
Fiske, J. (1993). Introdução ao estudo da comunicação. Porto: Edições ASA.
Forsyth, D. (1999). Group dynamics. Belmont, CA: Brooks/Cole.
Fritzen, S. F. (1988). Exercícios práticos de dinâmica de grupo (1º e 2º Volume). Petrópolis: Vozes.
Gonçalves, A., & Perpétuo, S. (2007). Dinâmica de grupos na formação de lideranças. S. Paulo: Edições Loyola.
Marra, M., & Fleury, H. (2008). Grupos. Intervenções socioeducativas e método sociopsicodramático. São Paulo: Agora.
Rose, S. (1998). Group work with children and adolescents: Prevention and intervention in school and community systems. Thousand Oaks: Sage.