Administração e Gestão da Educação e Formação II

Ano
3
Ano lectivo
2021-2022
Código
01009831
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

A frequência da unidade curricular de Administração e Gestão da Educação e Formação I é recomendada.

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a realização de sínteses, apresentação e discussão de textos e realização de trabalhos de grupo.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se nesta unidade curricular promover a reflexão e análise crítica sobre questões de administração e gestão da educação e formação e desenvolver competências de análise e de intervenção tendo em conta a especificidade do domínio educativo.

No final desta unidade curricular o aluno deve:

- Compreender conceitos básicos e perspectivas teóricas de administração e gestão da educação.

- Compreender a evolução histórica recente da administração local da educação

- Conhecer as competências autárquicas no domínio educativo

- Identificar as fases e dispositivos do modelo da gestão estratégica

- Analisar criticamente e de forma fundamentada as mudanças na administração da educação e na gestão de organizações educativas.

Estágio(s)

Não

Programa

1.  Administração e gestão da educação e formação – o pluralismo teórico e metodológico.

2.  Tendências na evolução da administração pública. A Nova Gestão Pública: dos modelos burocráticos aos pós-burocráticos.

3.  Administração e gestão local da educação.

3.1  Evolução do papel e da intervenção dos municípios  em Portugal na educação nas últimas décadas

3.2  Gestão estratégica na administração local da educação. Os projetos educativos municipais

4.  A nova gestão pública e as organizações educativas. Liderança e gestão em educação.  A questão da qualidade e da “accountability”.

4.1  O modelo da gestão estratégica

4.2  Modelos de liderança.

4.3  A avaliação da qualidade. Princípios gerais da Gestão Total da Qualidade. O modelo Commom Assessement Framewok CAF: critérios e metodologia de implementação.

4.4  O desenvolvimento de sistemas de accountability.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
Apresentação oral e escrita de trabalho de grupo sobre tema a definir: 40.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

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Carapeto, C &Fonseca, F.(2006)Administração Pública. Lisboa. Ed. Sílabo

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Estevão, C(2013). A Qualidade da educação: suas implicações na política e na gestão pedagógica.Rev. Brasileira de Política e Administração da Educação 29, 1,15-26

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