Administração e Gestão da Educação e Formação II
3
2016-2017
01009831
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
A frequência da unidade curricular de Administração e Gestão da Educação e Formação I é recomendada.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a realização de sínteses, apresentação e discussão de textos e realização de trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se nesta unidade curricular promover a reflexão e análise crítica sobre questões de administração e gestão da educação e formação e desenvolver competências de análise e de intervenção tendo em conta a especificidade do domínio educativo.
No final desta unidade curricular o aluno deve:
- Compreender conceitos básicos e perspectivas teóricas de administração e gestão da educação.
- Compreender a evolução histórica recente da administração local da educação
- Conhecer as competências autárquicas no domínio educativo
- Identificar as fases e dispositivos do modelo da gestão estratégica
- Analisar criticamente e de forma fundamentada as mudanças na administração da educação e na gestão de organizações educativas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Administração e gestão da educação e formação – o pluralismo teórico e metodológico.
2. Tendências na evolução da administração pública. A Nova Gestão Pública: dos modelos burocráticos aos pós-burocráticos.
3. Administração e gestão local da educação.
3.1 Evolução do papel e da intervenção dos municípios em Portugal na educação nas últimas décadas
3.2 Gestão estratégica na administração local da educação. Os projetos educativos municipais
4. A nova gestão pública e as organizações educativas. Liderança e gestão em educação. A questão da qualidade e da “accountability”.
4.1 O modelo da gestão estratégica
4.2 Modelos de liderança.
4.3 A avaliação da qualidade. Princípios gerais da Gestão Total da Qualidade. O modelo Commom Assessement Framewok CAF: critérios e metodologia de implementação.
4.4 O desenvolvimento de sistemas de accountability.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
Apresentação oral e escrita de trabalho de grupo sobre tema a definir: 40.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
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Azevedo, R.(coord.)(2011).Projetos educativos: Elaboração, monitorização e avaliação. Lisboa: ANQ
Barroso, J(2005).Políticas Educativas e Organização Escolar. Lisboa:Univ. Aberta
Carapeto, C &Fonseca, F.(2006)Administração Pública. Lisboa. Ed. Sílabo
Costa, J et al(2004) Políticas e gestão local da educação. Aveiro:Univ. de Aveiro
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