Análise das Políticas Educativas
3
2018-2019
01009820
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Pretende-se conciliar o método expositivo com a utilização de práticas pedagógicas que promovam o trabalho autónomo dos estudantes e a sua participação ativa no processo de aprendizagem, como a apresentação e discussão de textos e realização de trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular Análise de Políticas educativas visa contribuir para a compreensão da evolução das políticas educativas como reflexo das mudanças contemporâneas, associada a uma redefinição do papel do Estado num contexto de globalização.
No final desta unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
- Conhecer conceitos, perspectivas teóricas e investigações no domínio das Políticas Educativas.
- Desenvolver competências de análise crítica de políticas educativas.
- Compreender a evolução das políticas educativas e a sua relação com as transformações sociais e das formas políticas do Estado.
- Problematizar a crescente influência da regulação transnacional e a recontextualização de modelos educativos globais estandardizados.
- Conhecer a evolução recente dos ciclos de políticas educativas em Portugal.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A política educativa – a complexidade do conceito. Teorias e valores. A política educativa e políticas públicas. A política educativa como processo.
2. Transformações da educação e da sociedade. A crise do Estado providência. Modelos de Estado e ideologias educativas. Do governo à governança.
3. Novas formas de regulação da ação pública em educação. A regulação transnacional, a regulação nacional e a regulação local. O papel das organizações internacionais e supranacionais na definição das políticas educativas
4. Evolução das políticas educativas em Portugal. Do período revolucionário à atualidade.
Docente(s) responsável(eis)
Ana Maria Magalhães Teixeira Seixas
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 10.0%
Apresentação oral e escrita de trabalho de grupo sobre tema a definir: 40.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Afonso, A. (1998). Políticas educativas e avaliação educacional. Braga: Universidade do Minho.
Ball, S. (2001). Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, 1(2),99-116.
Barroso, J.(2003).Organização e regulação dos ensinos básicos e secundário, em Portugal: Sentidos de uma evolução. Educação e Sociedade, 24, 82, 63-92.
Barroso, J.(Org).(2006).A regulação das políticas públicas de educação. Lisboa: Educa.
Barroso, J., & Afonso, N. (org.).(2011). Políticas educativas. Mobilização do conhecimento e modos de regulação. Porto: FML.
Lima, L., & Afonso, A. J. (2002). Reformas da educação pública. Democratização, modernização, neoliberalismo. Porto: Afrontamento.
Ozga, J. (2000). Investigação sobre políticas educacionais. Porto: Porto Editora.
Teodoro, A (2010). Educação, globalização e neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticas de educação. Lisboa: Ed. Univ. Lusófonas.