Educação Especial II

Ano
3
Ano lectivo
2022-2023
Código
01009814
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Os relativos à unidade curricular Educação Especial I.

Métodos de Ensino

Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de avaliação e intervenção.

Resultados de Aprendizagem

“Educação Especial II”, unidade curricular do 3º ano da licenciatura em Ciências da Educação, dá continuidade à formação dos estudantes no domínio das necessidades educativas especiais, focando tipos não abordados anteriormente.

No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

- Referenciar a área, delimitando-a e relacionando-a com outras disciplinas;

- Conhecer as características de tipos particulares de necessidades educativas especiais;

 - Reconhecer a diversidade de cada um dos tipos considerados;

- Aceder e utilizar  procedimentos de avaliação;

- Identificar e implementar  programas de intervenção educativa.    

Estágio(s)

Não

Programa

Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Etiologias. Caracterização de síndromes específicas (Trissomia 21, Síndrome do X Frágil, Síndrome Fetal-alcoólica...). A intervenção precoce centrada na família. A elaboração de programas educativos individualizados. Princípios e métodos de ensino. A transição da escola para a vida pós-escolar.

- Perturbação de Défice de Atenção e Hiperactividade: Delimitação e caracterização. Modelos explicativos. Intervenção em contexto familiar e escolar.

- Perturturbações do Espectro Autista: Delimitação e caracterização do espectro autista. Sinalização e diagnóstico. Etiologias. Avaliação psicoeducativa. Modelos de intervenção e estratégias educativas.

- Deficiências sensoriais: Delimitação e caracterização. Cegueira e baixa visão, surdez e hipoacusia. Etiologias. Avaliação psicoeducativa. Modelos de intervenção e estratégias educativas. A transição da escola para a vida pós-escolar.    

Docente(s) responsável(eis)

Maria Cristina Petrucci Almeida Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 35.0%
Trabalho de síntese: 35.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Almeida, D., Cabral, E., Filipe, I., & Morgado, M. (2009). Educação bilingue de alunos surdos: Manual de apoio à prática. Lisboa: Direção-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.

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Jacobson,J.W.,Mulick,J.A.,Rojahn,J.(2008).Handbook of intellectual and developmental disabilities.NY:Springer

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Mendonça, A.,Miguel,C.,Neves,G.,Micaelo,R., &Reino,V.(2008).Alunos cegos e com baixa visão- Orientações curriculares. Lisboa:DGIDC

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