Educação Especial II
3
2016-2017
01009814
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Os relativos à unidade curricular Educação Especial I.
Métodos de Ensino
Método expositivo apoiado em recursos audiovisuais; estudos de casos; treino com materiais de avaliação e intervenção.
Resultados de Aprendizagem
“Educação Especial II”, unidade curricular do 3º ano da licenciatura em Ciências da Educação, dá continuidade à formação dos estudantes no domínio das necessidades educativas especiais, focando tipos não abordados anteriormente.
No final desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
- Referenciar a área, delimitando-a e relacionando-a com outras disciplinas;
- Conhecer as características de tipos particulares de necessidades educativas especiais;
- Reconhecer a diversidade de cada um dos tipos considerados;
- Aceder e utilizar procedimentos de avaliação;
- Identificar e implementar programas de intervenção educativa.
Estágio(s)
NãoPrograma
Dificuldades Intelectuais: Definição, identificação e classificação. Etiologias. Caracterização de síndromes específicas (Trissomia 21, Síndrome do X Frágil, Síndrome Fetal-alcoólica...). A intervenção precoce centrada na família. A elaboração de programas educativos individualizados. Princípios e métodos de ensino. A transição da escola para a vida pós-escolar.
- Perturbação de Défice de Atenção e Hiperactividade: Delimitação e caracterização. Modelos explicativos. Intervenção em contexto familiar e escolar.
- Perturturbações do Espectro Autista: Delimitação e caracterização do espectro autista. Sinalização e diagnóstico. Etiologias. Avaliação psicoeducativa. Modelos de intervenção e estratégias educativas.
- Deficiências sensoriais: Delimitação e caracterização. Cegueira e baixa visão, surdez e hipoacusia. Etiologias. Avaliação psicoeducativa. Modelos de intervenção e estratégias educativas. A transição da escola para a vida pós-escolar.
Docente(s) responsável(eis)
Sónia Cristina Mairos Baptista Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 35.0%
Trabalho de síntese: 35.0%
Bibliografia
Almeida, D., Cabral, E., Filipe, I., & Morgado, M. (2009). Educação bilingue de alunos surdos: Manual de apoio à prática. Lisboa: Direção-geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
Brock,S. E.,Jimerson,S.R.,&Hansen, R.L.(2009).Identifying, assessing, and treating ADHD at school.NY:Springer
Carr,A.,Reilly,G.O.’,Noonan Walsh,P.,& McEvoy,J.(2000).The handbook of intellectual disability and clinical psychology practice.London:Routledge
Jacobson,J.W.,Mulick,J.A.,Rojahn,J.(2008).Handbook of intellectual and developmental disabilities.NY:Springer
Jordan,R.(2000).Educação de crianças e jovens com autismo.Lisboa:IIE
Lopes,J.A.(2004).A hiperactividade. Coimbra:Quarteto
Lueck, A. H.(Ed.).(2004).Functional vision:A practitioner’s guide to evaluation and intervention.NY:AFB
Mendonça, A.,Miguel,C.,Neves,G.,Micaelo,R., &Reino,V.(2008).Alunos cegos e com baixa visão- Orientações curriculares. Lisboa:DGIDC
Wall, K.(2010). Autism and early years practice (2nd ed.).Los Angeles: SAGE.