Formação de Formadores e Professores
2
2020-2021
01009803
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Teoria e Desenvolvimento Curricular, Avaliação Educacional, Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino.
Métodos de Ensino
Exposição de tópicos, discussão em grupo, autoscopia, simulação pedagógica. Recursos audiovisuais e informáticos.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se introduzir os estudantes de Ciências da Educação no domínio da investigação e intervenção em formação de formadores e professores, tendo como objetivos gerais a promoção de conhecimento sobre modelos organizativos da formação de formadores e professores, os referenciais da formação, bem como o desenvolvimento de competências pedagógicas e relacionais no âmbito da sua potencial actuação como formadores.
No final da uc os alunos devem:
i) Conhecer e analisar criticamente os sistemas de formação de formadores e professores, na perspetiva de optimização de referenciais, processos e métodos de formação;
ii) Adoptar posicionamentos adequados ao seu potencial papel como futuros formadores;
iii) Utilizar um conjunto variado de métodos e técnicas, que incluam sessões de exposição e discussão de temas, planificação e apresentação de módulos, bem como preparação e realização de simulações pedagógicas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução: Análise e discussão dos conceitos de formação, formação de formadores e formação de professores.
1. Formação de formadores
1.1. Enquadramento legal, referencial e perfil de competências
1.2. Modalidades e dimensões da formação
1.3. Metodologias e estratégias pedagógicas
2. Formação de professores
2.1. Formação inicial: da reforma dos anos 70 às repercussões do Processo de Bolonha
2.2. Formação contínua: características e modalidades de formação. O papel dos Centros de Formação de Associação de Escolas
2.3. Formação especializada
3. Esquemas de formação e seu impacto no desempenho educativo e formativo
3.1. Referenciais de formação: na confluência de orientações e directrizes e de conhecimento especializado
3.2. Metodologias e instrumentos de formação: sua preparação e validação
3.3. Organização de circunstâncias de formação: a dialéctica entre pensamento e acção.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Helena Lopes Damião Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Exercícios de simulação pedagógica: 30.0%
Frequência: 70.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Anderson, L., & Krathwohl (Eds.). (2001). A taxonomy for learning, teaching and assessing: New York: Longman.
Bidarra, M. G. (2004). Modo(s) de trabalho pedagógico: O grau de transmissividade das práticas de formação. Psychologica, Número Extra-Série, 417-437.
Cochran-Smith, M. et al. (Eds). (2008). Handbook of research on teacher education: Enduring questions in changing contexts. London: Routledge, Taylor & Francis and ATE.
Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós acção: Planificação e avaliação em pedagogia. Coimbra: Minerva.
Estrela, M.T. (2002). Modelos de formação de professores e seus pressupostos conceptuais. Revista de Educação, 11(1), 17-29.
Formosinho, J. (2009). Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora.
Instituto para a Qualidade na Formação (2004). Guia para a concepção de cursos e materiais pedagógicos. Lisboa: IQF.
Le Boterf, G. (2005). Construir as competêncas individuais e colectivas. Porto: ASA.