Formação de Formadores e Professores

Ano
2
Ano lectivo
2015-2016
Código
01009803
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Teoria e Desenvolvimento Curricular, Avaliação Educacional, Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino.

Métodos de Ensino

Exposição de tópicos, discussão em grupo, autoscopia, simulação pedagógica. Recursos audiovisuais e informáticos.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se introduzir os estudantes de Ciências da Educação no domínio da investigação e intervenção em formação de formadores e professores, tendo como objetivos gerais a promoção de conhecimento sobre modelos organizativos da formação de formadores e professores, os referenciais da formação, bem como o desenvolvimento de competências pedagógicas e relacionais no âmbito da sua potencial actuação como formadores.

No final da uc os alunos devem:

 i) Conhecer e analisar criticamente os sistemas de formação de formadores e professores, na perspetiva de optimização de referenciais, processos e métodos de formação;

ii) Adoptar posicionamentos adequados ao seu potencial papel como futuros formadores;

iii) Utilizar um conjunto variado de métodos e técnicas, que incluam sessões de exposição e discussão de temas, planificação e apresentação de módulos, bem como preparação e realização de simulações pedagógicas.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: Análise e discussão dos conceitos de formação, formação de formadores e  formação de professores.

1. Formação de formadores

1.1. Enquadramento legal, referencial e perfil de competências

1.2. Modalidades e dimensões da formação

1.3. Metodologias e estratégias pedagógicas

2. Formação de professores

2.1. Formação inicial: da reforma dos anos 70 às repercussões do Processo de Bolonha

2.2. Formação contínua: características e modalidades de formação. O papel dos Centros de Formação de Associação de Escolas

2.3. Formação especializada

3. Esquemas de formação e seu impacto no desempenho educativo e formativo

3.1. Referenciais de formação: na confluência de orientações e directrizes e de conhecimento especializado

3.2. Metodologias e instrumentos de formação: sua preparação e validação

3.3. Organização de circunstâncias de formação: a dialéctica entre pensamento e acção.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Lopes Damião Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Exercícios de simulação pedagógica: 30.0%
Frequência: 70.0%

Bibliografia

Anderson, L., & Krathwohl  (Eds.). (2001). A taxonomy for learning, teaching and assessing: New York: Longman.

Bidarra, M. G. (2004). Modo(s) de trabalho pedagógico: O grau de transmissividade das práticas de formação.  Psychologica, Número Extra-Série, 417-437.

Cochran-Smith, M. et al. (Eds). (2008). Handbook of research on teacher education: Enduring questions in changing contexts. London: Routledge, Taylor & Francis and ATE.

Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós acção: Planificação e avaliação em pedagogia. Coimbra: Minerva.

Estrela, M.T. (2002). Modelos de formação de professores e seus pressupostos conceptuais. Revista de Educação, 11(1), 17-29.

Formosinho, J. (2009). Formação de professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora.

Instituto para a Qualidade na Formação (2004). Guia para a concepção de cursos e materiais pedagógicos. Lisboa: IQF.

Le Boterf, G. (2005). Construir as competêncas individuais e colectivas. Porto: ASA.