Conceção e Produção de Materiais Educacionais
2
2016-2017
01009798
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
À componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de exposição por parte do docente e de exposição/debate, por parte dos alunos, de temas relevantes relativos à conceção e desenvolvimento de diferentes materiais educacionais, em que a atividade, participação e colaboração dos formandos é fundamental. A componente prática pressupõe a planificação, construção e avaliação, por parte dos formandos, de projetos.
Resultados de Aprendizagem
No final da uc o aluno deve:
- desenvolver uma cultura de inovação e investigação
- compreender os conceitos de Jogo e Material Educacional
- adquirir competências relativas à fundamentação, criação e utilização de diferentes tipos de materiais educacionais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. O conceito de Recursos didácticos e/ou Materiais Educacionais
1.1. Definições, componentes, funções, potencialidades
1.2. Conceber, realizar e avaliar Recursos didácticos e/ou Materiais Educacionais
1.2.1. a fotografia
1.2.2. o vídeo
1.2.3. o cinema
1.2.4. o manual escolar
2. Jogar e brincar
2.1. história e estórias
2.2. o jogo como instrumento de aprendizagem, comunicação e formação
2.3. jogos tradicionais
2.4. jogos e videojogos
2.5. conceber, produzir e avaliar Jogos.
Docente(s) responsável(eis)
José Joaquim Marques Costa
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Projecto: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Carneiro, M. A. (2003). Brinquedos e brincadeiras: Formando ludoeducadores. São Paulo: Editora articulação universidade escola.
Correia, V. (1995). Recursos didácticos. Porto: CNS – Norte – Companhia Nacional de Serviços, S.A.
De Rauly, T. (1992). Escolher e utilizar os suportes visuais e audiovisuais. Coimbra: Coimbra Editora.
Gérard, F-M., & Roegiers, X. (1998). Conceber e avaliar manuais escolares. Porto: Porto Editora.
Gee, J. (2004). Lo que enseñam los videojuegos sobre el aprendizaje y el alfabetismo. Málaga: Ediciones Aljibe.
IQF (2004). Guia para a concepção de cursos e materiais pedagógicos. Lisboa: Instituto para a Qualidade na Formação.