Conceção e Produção de Materiais Educacionais

Ano
2
Ano lectivo
2015-2016
Código
01009798
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

À componente teórica corresponde uma abordagem de inspiração construtivista, com momentos de exposição por parte do docente e de exposição/debate, por parte dos alunos, de temas relevantes relativos à conceção e desenvolvimento de diferentes materiais educacionais, em que a atividade, participação e colaboração dos formandos é fundamental. A componente prática pressupõe a planificação, construção e avaliação, por parte dos formandos, de projetos.    

Resultados de Aprendizagem

No final da uc o aluno deve:

- desenvolver uma cultura de inovação e investigação

- compreender os conceitos de Jogo e Material Educacional

- adquirir competências relativas à fundamentação, criação e utilização de diferentes tipos de materiais educacionais.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O conceito de Recursos didácticos e/ou Materiais Educacionais

1.1. Definições, componentes, funções, potencialidades

1.2. Conceber, realizar e avaliar Recursos didácticos e/ou Materiais Educacionais

1.2.1. a fotografia

1.2.2. o vídeo

1.2.3. o cinema

1.2.4. o manual escolar

2. Jogar e brincar

2.1. história e estórias

2.2. o jogo como instrumento de aprendizagem, comunicação e formação

2.3. jogos tradicionais

2.4. jogos e videojogos

2.5. conceber, produzir e avaliar Jogos.      

Docente(s) responsável(eis)

Maria Teresa Ribeiro Pessoa

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 20.0%
Projecto: 20.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

Carneiro, M. A. (2003). Brinquedos e brincadeiras: Formando ludoeducadores. São Paulo: Editora articulação universidade escola.

Correia, V. (1995). Recursos didácticos. Porto: CNS – Norte – Companhia Nacional de Serviços, S.A.

De Rauly, T. (1992). Escolher e utilizar os suportes visuais e audiovisuais. Coimbra: Coimbra Editora.

Gérard, F-M., & Roegiers, X. (1998). Conceber e avaliar manuais escolares. Porto: Porto Editora.

Gee, J. (2004). Lo que enseñam los videojuegos sobre el aprendizaje y el alfabetismo. Málaga: Ediciones Aljibe.

IQF (2004). Guia para a concepção de cursos e materiais pedagógicos. Lisboa: Instituto para a Qualidade na Formação.