Educação Especial I

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
01009787
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não tem.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino incluem: (i) aulas expositivas; (ii) estudos de caso; (iii) exercícios de simulação, (iv) técnicas audiovisuais; (v) visitas de estudo.

Resultados de Aprendizagem

No final desta uc o aluno deve estar apto a:

1)Enquadrar e analisar com espírito crítico a evolução e as tendências atuais da educação especial no nosso país e a nível internacional

2)Conhecer a diversidade e a prevalência dos diferentes tipos de necessidades educativas especiais

3)Caracterizar do ponto de vista semiológico,epidemiológico e nosográfico as dificuldades de aprendizagem,as crianças e jovens com características de sobredotação e com paralisia cerebral

4)Estabelecer o diagnóstico diferencial entre as dificuldades de aprendizagem e outros problemas de desenv. que também provocam fraco desempenho escolar/problemas de aprendizagem

5)Conhecer as dificuldades e desafios que se colocam à intervenção junto de alunos com NEE,dando particular destaque às intervenções psicoeducativas

6)Conhecer métodos e técnicas que permitem dinamizar e mobilizar recursos com o obj.de proporcionar respostas atempadas e adequadas,perspetivando um projeto de interv. educativo integrado e realista.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução geral à educação especial

1.1. Operacionalização de conceitos.

1.2. Taxionomias.

1.3. Enquadramento teórico.

1.4. Análise diacrónica e moldura legal das necessidades educativas especiais.

2. Dificuldades de aprendizagem e problemas na aprendizagem.

2.1. Definições e etiologias mais relevantes

2.2. Regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-afectivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem.

2.3. Modelos, métodos e técnicas de intervenção no domínio das dificuldades de aprendizagem.

3. Alunos com características de sobredotação e talentos

3.1. Definições e terminologia.

3.2. Métodos de sinalização.

3.3. Regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional.

3.4. Intervenção e aconselhamento psicoeducativos.

4. Paralisia cerebral

4.1. Definições e etiologias mais relevantes.

4.2. Regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional.

4.3. Estratégias de intervenção.

Docente(s) responsável(eis)

Marcelino Arménio Martins Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Goswami, U. (2008). Learning difficulties: Future challenges. London: Government Office for Science.

Ministério da Educação (2008). Educação especial: Manual de apoio à prática. Lisboa: DGIDC.

Organização Mundial de Saúde (2001). CIF: Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Lisboa: Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.

Norwich, B. (2013). Addressing tensions and dilemmas in inclusive education. London: Routledge.

Pereira, M.A.M. (2005). Educação e desenvolvimento dos alunos sobredotados: factores de risco e resiliência. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(3), 243-258.

Shavinina, L. V. (Ed.). (2009). International handbook on giftedness. Québec: Springer.

Stickland, B. B., Hoskyn, M., & Lee, C. (1999). Developing and implementing individualized education programs. New Jersey: Prentice-Hall.