Educação Especial I
2
2018-2019
01009787
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não tem.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem: (i) aulas expositivas; (ii) estudos de caso; (iii) exercícios de simulação, (iv) técnicas audiovisuais; (v) visitas de estudo.
Resultados de Aprendizagem
No final desta uc o aluno deve estar apto a:
1)Enquadrar e analisar com espírito crítico a evolução e as tendências atuais da educação especial no nosso país e a nível internacional
2)Conhecer a diversidade e a prevalência dos diferentes tipos de necessidades educativas especiais
3)Caracterizar do ponto de vista semiológico,epidemiológico e nosográfico as dificuldades de aprendizagem,as crianças e jovens com características de sobredotação e com paralisia cerebral
4)Estabelecer o diagnóstico diferencial entre as dificuldades de aprendizagem e outros problemas de desenv. que também provocam fraco desempenho escolar/problemas de aprendizagem
5)Conhecer as dificuldades e desafios que se colocam à intervenção junto de alunos com NEE,dando particular destaque às intervenções psicoeducativas
6)Conhecer métodos e técnicas que permitem dinamizar e mobilizar recursos com o obj.de proporcionar respostas atempadas e adequadas,perspetivando um projeto de interv. educativo integrado e realista.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução geral à educação especial
1.1. Operacionalização de conceitos.
1.2. Taxionomias.
1.3. Enquadramento teórico.
1.4. Análise diacrónica e moldura legal das necessidades educativas especiais.
2. Dificuldades de aprendizagem e problemas na aprendizagem.
2.1. Definições e etiologias mais relevantes
2.2. Regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-afectivo dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
2.3. Modelos, métodos e técnicas de intervenção no domínio das dificuldades de aprendizagem.
3. Alunos com características de sobredotação e talentos
3.1. Definições e terminologia.
3.2. Métodos de sinalização.
3.3. Regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional.
3.4. Intervenção e aconselhamento psicoeducativos.
4. Paralisia cerebral
4.1. Definições e etiologias mais relevantes.
4.2. Regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional.
4.3. Estratégias de intervenção.
Docente(s) responsável(eis)
Marcelino Arménio Martins Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Resolução de problemas: 10.0%
Trabalho de síntese: 40.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Goswami, U. (2008). Learning difficulties: Future challenges. London: Government Office for Science.
Ministério da Educação (2008). Educação especial: Manual de apoio à prática. Lisboa: DGIDC.
Organização Mundial de Saúde (2001). CIF: Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. Lisboa: Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência.
Norwich, B. (2013). Addressing tensions and dilemmas in inclusive education. London: Routledge.
Pereira, M.A.M. (2005). Educação e desenvolvimento dos alunos sobredotados: factores de risco e resiliência. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39(3), 243-258.
Shavinina, L. V. (Ed.). (2009). International handbook on giftedness. Québec: Springer.
Stickland, B. B., Hoskyn, M., & Lee, C. (1999). Developing and implementing individualized education programs. New Jersey: Prentice-Hall.