Educação e Formação de Adultos
2
2025-2026
01009776
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposições teóricas; discussões em grupo; demonstrações; análise de casos dos campos de prática; sínteses bibliográficas.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender as principais referências históricas e conceptuais na construção do campo da Educação e Formação de Adultos.
2. Reconhecer e analisar, criticamente, o papel da educação e formação de adultos no contexto internacional e português.
3. Compreender os papéis do educador/formador de adultos no quadro da educação humanista e emancipatória em contextos formais, não formais, informais e de base comunitária.
4. Conhecer as principais características dos adultos como educandos/formandos.
5. Identificar os principais princípios da aprendizagem dos adultos.
6. Reconhecer e discutir a especificidade das atividades educativas/formativas com pessoas adultas em contextos formais, não formais, informais e comunitários.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Referências históricas e terminológicas da Educação e Formação de Adultos
1. Marcos remotos na construção histórica da Educação e Formação de Adultos
2. O papel dos movimentos sociais e da educação de base popular/comunitária
3. Terminologia básica da Educação e Formação de Adultos
4. A afirmação do campo da Educação de Adultos através das organizações internacionais
5. A Educação e Formação de Adultos em Portugal
II. Referências teóricas e identificação de práticas
1. O adulto enquanto educando
2. A educação de adultos de base humanista, emancipatória e comunitária
3. As correntes andragógica e freiriana
4. O educador/formador de adultos e os seus distintos papéis em contextos formais, não formais, informais e comunitários.
5. Ilustrações práticas de estruturas, processos e projetos educativos/formativos.
Docente(s) responsável(eis)
Albertina Lima Oliveira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Mini Testes: 50.0%
Bibliografia
Barros, R. (2013). Educação de adultos: Conceitos, processos e marcos históricos. Instituto Piaget.
Canário, R. (2009). Educação de adultos: Um campo e uma problemática. Educa.
Conselho Nacional de Educação (2020). Educação de adultos: Ninguém pode ficar para trás. CNE.
De Natale, M. L. (2003). La edad adulta: Una nueva etapa para educarse. Narcea.
Faure, E. (1972). Aprender a ser. Livraria Bertrand.
Gadotti, M. (2012). Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum, Revista Diálogos, 18(2), 10-32.
Ireland, T. & Spezia, C. (2014). Adult education in retrospective: sixty years of CONFINTEA. UNESCO.
Knowles, M. (1990). The adult learner: A neglected species. Gulf Publishing Company.
Oliveira, A. L., & Amaral, M. A. F. (2019). A educação de adultos na sociedade contemporânea: Perfil de competências do educador, Educação, 44, 1-22.
Simões, A. (1979). Educação permanente e formação de professores. Livraria Almedina.