Educação e Formação de Adultos

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009776
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposições teóricas; discussões em grupo; demonstrações; análise de casos dos campos de prática; sínteses bibliográficas. 

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender as principais referências históricas e conceptuais na construção do campo da Educação e Formação de Adultos.

2. Reconhecer e analisar, criticamente, o papel da educação e formação de adultos no contexto internacional e português.

3. Compreender os papéis do educador/formador de adultos no quadro da educação humanista e emancipatória em contextos formais, não formais, informais e de base comunitária.

4. Conhecer as principais características dos adultos como educandos/formandos.

5. Identificar os principais princípios da aprendizagem dos adultos.

6. Reconhecer e discutir a especificidade das atividades educativas/formativas com pessoas adultas em contextos formais, não formais, informais e comunitários.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Referências históricas e terminológicas da Educação e Formação de Adultos

1. Marcos remotos na construção histórica da Educação e Formação de Adultos

2. O papel dos movimentos sociais e da educação de base popular/comunitária

3. Terminologia básica da Educação e Formação de Adultos

4. A afirmação do campo da Educação de Adultos através das organizações internacionais

5. A Educação e Formação de Adultos em Portugal

II. Referências teóricas e identificação de práticas

1. O adulto enquanto educando

2. A educação de adultos de base humanista, emancipatória e comunitária

3. As correntes andragógica e freiriana

4. O educador/formador de adultos e os seus distintos papéis em contextos formais, não formais, informais e comunitários.

5. Ilustrações práticas de estruturas, processos e projetos educativos/formativos.

Docente(s) responsável(eis)

Albertina Lima Oliveira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Mini Testes: 50.0%

Bibliografia

Barros, R. (2013). Educação de adultos: Conceitos, processos e marcos históricos. Instituto Piaget.

Canário, R. (2009). Educação de adultos: Um campo e uma problemática. Educa.

Conselho Nacional de Educação (2020). Educação de adultos: Ninguém pode ficar para trás. CNE.

De Natale, M. L. (2003). La edad adulta: Una nueva etapa para educarse. Narcea.

Faure, E. (1972). Aprender a ser. Livraria Bertrand.

Gadotti, M. (2012). Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum, Revista Diálogos, 18(2), 10-32.

Ireland, T. & Spezia, C. (2014). Adult education in retrospective: sixty years of CONFINTEA. UNESCO.

Knowles, M. (1990). The adult learner: A neglected species. Gulf Publishing Company.

Oliveira, A. L., & Amaral, M. A. F. (2019). A educação de adultos na sociedade contemporânea: Perfil de competências do educador, Educação, 44, 1-22.

Simões, A. (1979). Educação permanente e formação de professores. Livraria Almedina.