Administração e Gestão da Educação e Formação I

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009765
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos.  

Métodos de Ensino

Pretende-se adotar uma metodologia flexível, que combine momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante debates, análise de documentos (textos, legislação) e trabalhos de grupo.  

Resultados de Aprendizagem

Esta uc visa promover a reflexão em torno das dimensões organizacionais e administrativas dos processos educativos. Mediante a abordagem de diferentes perspectivas da teoria organizacional, pretende-se capacitar para a análise crítica das organizações educativas na sua complexidade. Numa perspectiva de fundamentação teórica e de enquadramento normativo, procura-se facultar o conhecimento sobre a administração da educação em Portugal, tendo em consideração o contexto internacional.

De entre as competências que os estudantes deverão desenvolver destacam-se as seguintes:

- reconhecer a importância das dimensões organizacionais e administrativas da educação;

- analisar de forma crítica as estruturas e o funcionamento das organizações educativas;

- compreender conceitos básicos e perspetivas teóricas utilizadas na análise dos processos de administração e gestão da educação e da formação;

- conhecer a evolução da administração e gestão da educação em Portugal. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. Administração Educacional e Administração e Gestão Escolares

- Definição de um campo específico de análise

- O ensino e a investigação em Administração Educacional em Portugal

2. As organizações educativas: conceitos básicos e diferentes tipologias das teorias organizacionais.

3. A Escola como “organização social complexa”

- A necessidade de uma focalização normativa, interpretativa e descritiva no estudo da escola

4. Administração do Sistema Educativo (S.E.)

- Modelos de Administração dos S.E.: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia

- A evolução do papel do Estado na administração e gestão escolares em Portugal e em outros países europeus

5. Evolução da Administração Educacional e da Gestão Escolar em Portugal

- Do 25 de Abril de 74 aos nossos dias

- Autonomia e gestão das organizações educativas

Docente(s) responsável(eis)

Armanda Pinto Mota Matos

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 70.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Barroso, J. (2003). (Org.). A escola pública: Regulação, desregulação, privatização. Porto: Ed. ASA.

Costa J. (1996). Imagens organizacionais da escola. Porto: Ed. ASA.

Formosinho, J., Fernandes, A. S., Machado, J., & Ferreira, H. C. (Eds.). (2010). A autonomia da escola pública em Portugal. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.

Formosinho, J., Fernandes, A. S., Machado, J., & Ferreira, F. I. (2005). Administração da educação: Lógicas burocráticas e lógicas de mediação. Porto: Ed. ASA.

Lima, L. (1991). Planos, estruturas e regras organizacionais: Problemas de focalização no estudo da escola como organização. Revista Portuguesa de Educação, 4(2), 1-20.

Lima, L. (2011). Administração escolar: Estudos. Porto: Porto Editora.