Administração e Gestão da Educação e Formação I
2
2018-2019
01009765
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem pré-requisitos.
Métodos de Ensino
Pretende-se adotar uma metodologia flexível, que combine momentos expositivos com a participação ativa dos estudantes, mediante debates, análise de documentos (textos, legislação) e trabalhos de grupo.
Resultados de Aprendizagem
Esta uc visa promover a reflexão em torno das dimensões organizacionais e administrativas dos processos educativos. Mediante a abordagem de diferentes perspectivas da teoria organizacional, pretende-se capacitar para a análise crítica das organizações educativas na sua complexidade. Numa perspectiva de fundamentação teórica e de enquadramento normativo, procura-se facultar o conhecimento sobre a administração da educação em Portugal, tendo em consideração o contexto internacional.
De entre as competências que os estudantes deverão desenvolver destacam-se as seguintes:
- reconhecer a importância das dimensões organizacionais e administrativas da educação;
- analisar de forma crítica as estruturas e o funcionamento das organizações educativas;
- compreender conceitos básicos e perspetivas teóricas utilizadas na análise dos processos de administração e gestão da educação e da formação;
- conhecer a evolução da administração e gestão da educação em Portugal.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Administração Educacional e Administração e Gestão Escolares
- Definição de um campo específico de análise
- O ensino e a investigação em Administração Educacional em Portugal
2. As organizações educativas: conceitos básicos e diferentes tipologias das teorias organizacionais.
3. A Escola como “organização social complexa”
- A necessidade de uma focalização normativa, interpretativa e descritiva no estudo da escola
4. Administração do Sistema Educativo (S.E.)
- Modelos de Administração dos S.E.: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia
- A evolução do papel do Estado na administração e gestão escolares em Portugal e em outros países europeus
5. Evolução da Administração Educacional e da Gestão Escolar em Portugal
- Do 25 de Abril de 74 aos nossos dias
- Autonomia e gestão das organizações educativas.
Docente(s) responsável(eis)
Armanda Pinto Mota Matos
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 70.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Barroso, J. (2003). (Org.). A escola pública: Regulação, desregulação, privatização. Porto: Ed. ASA.
Costa J. (1996). Imagens organizacionais da escola. Porto: Ed. ASA.
Formosinho, J., Fernandes, A. S., Machado, J., & Ferreira, H. C. (Eds.). (2010). A autonomia da escola pública em Portugal. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Formosinho, J., Fernandes, A. S., Machado, J., & Ferreira, F. I. (2005). Administração da educação: Lógicas burocráticas e lógicas de mediação. Porto: Ed. ASA.
Lima, L. (1991). Planos, estruturas e regras organizacionais: Problemas de focalização no estudo da escola como organização. Revista Portuguesa de Educação, 4(2), 1-20.
Lima, L. (2011). Administração escolar: Estudos. Porto: Porto Editora.