Planeamento e Avaliação de Projetos Educacionais

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009759
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Avaliação educacional.

Métodos de Ensino

Método expositivo e trabalhos de grupo. Recursos audiovisuais e informáticos. Apresentação e supervisão dos projetos elaborados pelos estudantes.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular visa oferecer um conjunto de ferramentas essenciais aos processos de planeamento e avaliação de projetos educacionais.Mais especificamente, visa promover a compreensão e operacionalização da articulação entre os diversos elementos de planeamento e de avaliação de ações educativas/formativas.
No final desta unidade o estudante deve:

-Compreender a articulação entre os diversos elementos de planeamento e avaliação na elaboração e estabelecimento de ações/projectos/programas educativos

-Elaborar uma planificação de um programa/projecto/acção educativa de acordo com os 12 passos do modelo interativo de Caffarella

-Concretizar uma estratégia avaliativa adequada a diversos processos de educação e formação

-Ser capaz de desempenhar o papel de facilitador do processo avaliativo e ser responsável pela sua validação junto dos vários atores

-Gerir com eficácia e eficiência o processo de planeamento e avaliação de ações educativas na elaboração de um projecto.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Planeamento Educacional 

- Paradigmas do planeamento de projectos educacionais

 

II. Modelos de planeamento de projectos educacionais

- O modelo interactivo de planeamento de projectos e programas educacionais, segundo Caffarella 

- O modelo de Giacaglia: Teoria e prática de organização de eventos

 

III. Modelos de Avaliação de Projectos Educacionais

- Modelo de KirkPatrick

- Modelo de Stufflebeam

 

IV. Competências associadas ao planeamento e avaliação de projectos educacionais (competências pessoais, interpessoais, de trabalho em equipa e de comunicação)

- Modelo de Whetten e Cameron.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Folgado Barreira

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Brull, C. (1994). La acción educativa. In J. Castillejo, G. Vázquez, A. Colom, & J. Sarramona, Teoria de la Educación (pp. 29-44). Madrid: Taurus Ediciones.

Barreira, C. (2009). Os contributos dos modelos de Donald Kirkpatrick e de Donald Stufflebeam para o desenvolvimento de uma estratégia avaliativa. Actas do X Congresso da SPCE (xx). Bragança: Instituto Politécnico.

Caffarella, R. (2002). Planning programs for adult learners: A comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass.

Giacaglia, M. C. (2006). Organização de eventos: Teoria e prática. S. Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Freitas, C. V. (1997). Gestão e avaliação de projectos nas escolas. Lisboa: IIE.

I.Q.F. (2006). Guia para a avaliação da formação. Lisboa: IQF.

Kirkpatrick, D., & Kirkpatrick, J. (2006). Evaluating training programs: The four levels. San Francisco: Berrett-Koehler Publishers.

Whetten, D., & Cameron, K. (2005). Developing management skills. New Jersey: Pearson Prentice Hall.