Planeamento e Avaliação de Projetos Educacionais
2
2018-2019
01009759
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Avaliação educacional.
Métodos de Ensino
Método expositivo e trabalhos de grupo. Recursos audiovisuais e informáticos. Apresentação e supervisão dos projetos elaborados pelos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa oferecer um conjunto de ferramentas essenciais aos processos de planeamento e avaliação de projetos educacionais.Mais especificamente, visa promover a compreensão e operacionalização da articulação entre os diversos elementos de planeamento e de avaliação de ações educativas/formativas.
No final desta unidade o estudante deve:
-Compreender a articulação entre os diversos elementos de planeamento e avaliação na elaboração e estabelecimento de ações/projectos/programas educativos
-Elaborar uma planificação de um programa/projecto/acção educativa de acordo com os 12 passos do modelo interativo de Caffarella
-Concretizar uma estratégia avaliativa adequada a diversos processos de educação e formação
-Ser capaz de desempenhar o papel de facilitador do processo avaliativo e ser responsável pela sua validação junto dos vários atores
-Gerir com eficácia e eficiência o processo de planeamento e avaliação de ações educativas na elaboração de um projecto.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Planeamento Educacional
- Paradigmas do planeamento de projectos educacionais
II. Modelos de planeamento de projectos educacionais
- O modelo interactivo de planeamento de projectos e programas educacionais, segundo Caffarella
- O modelo de Giacaglia: Teoria e prática de organização de eventos
III. Modelos de Avaliação de Projectos Educacionais
- Modelo de KirkPatrick
- Modelo de Stufflebeam
IV. Competências associadas ao planeamento e avaliação de projectos educacionais (competências pessoais, interpessoais, de trabalho em equipa e de comunicação)
- Modelo de Whetten e Cameron.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel Folgado Barreira
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Frequência: 50.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Brull, C. (1994). La acción educativa. In J. Castillejo, G. Vázquez, A. Colom, & J. Sarramona, Teoria de la Educación (pp. 29-44). Madrid: Taurus Ediciones.
Barreira, C. (2009). Os contributos dos modelos de Donald Kirkpatrick e de Donald Stufflebeam para o desenvolvimento de uma estratégia avaliativa. Actas do X Congresso da SPCE (xx). Bragança: Instituto Politécnico.
Caffarella, R. (2002). Planning programs for adult learners: A comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass.
Giacaglia, M. C. (2006). Organização de eventos: Teoria e prática. S. Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Freitas, C. V. (1997). Gestão e avaliação de projectos nas escolas. Lisboa: IIE.
I.Q.F. (2006). Guia para a avaliação da formação. Lisboa: IQF.
Kirkpatrick, D., & Kirkpatrick, J. (2006). Evaluating training programs: The four levels. San Francisco: Berrett-Koehler Publishers.
Whetten, D., & Cameron, K. (2005). Developing management skills. New Jersey: Pearson Prentice Hall.