Teorias e Dinâmicas Educacionais Contemporâneas

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009741
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de História da Educação.

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Deste modo, será incentivada a realização de trabalhos de revisão e/ou de investigação sobre tema a combinar; a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados; a reflexão sobre os princípios, as orientações ideológicas, as condições educacionais e os pressupostos das práticas educativas.

Resultados de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular está pensada para proporcionar um conjunto de referências que sirvam para exercitar a reflexão educacional, a partir do pensamento de vários educadores e da sua interpelação tendo em consideração os contextos societais que condicionaram a sua produção bem como das dinâmicas educacionais que se alcançaram  e da sua relação com as condições económicas, sociais e culturais.

No final da uc os alunos devem:

- Empregar na reflexão educacional o conhecimento da História Contemporânea.

- Relacionar as condições da sociedade com a dinâmica educativa no mesmo período.

- Distinguir propostas pedagógicas de realidades educativas de um mesmo período.

- Caracterizar o pensamento pedagógico de diferentes períodos da modernidade e contemporaneidade.

- Demonstrar a importância das ideias dos nomes mais relevantes da História da Pedagogia Contemporânea.

- Explicitar as principais características das políticas e das instituições educativas, das sociedades contemporâneas.     

Estágio(s)

Não

Programa

I - Sociedade, educação, pedagogia. Modernidade, desenvolvimento  económico, científico e tecnológico. Ideologias e educação. A instituição do sistema de ensino. A escola tradicional.

II - O movimento da Escola Nova. Realismo, naturalismo, intuição sensível. Infância e os contributos da pedologia, psicologia, pedagogia. As origens e princípios da Escola Nova. Diversidade de métodos e de técnicas pedagógicas.

III - Concepções Pedagógicas Contemporâneas e alguns pressupostos orientadores.Teorias antiautoritárias. Propostas socialistas. Teorias personalistas. Teorias construtivistas e interacionistas. Teorias sociais e críticas.

IV -O processo da escolarização: dinâmicas políticas, sociais e institucionais. Ação educativa, atores e agentes. Escola, família e comunidade educativa.

V-Tempos e lógicas de educação formal e não-formal. Educação ao longo da vida e desenvolvimento pessoal e profissional. Cidade educadora e desenvolvimento local sustentável. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de revisão de literatura sobre tema previamente definido com apresentação. Outras possibilidades de av.podem ser combinadas com os estudantes: 50.0%
Mini Testes: 50.0%

Bibliografia

Bertrand, Y. (2001). Teorias Contemporâneas da Educação. Instituto Piaget

Bidarra, G., et al. (2020). Guided play: from instructions to creativity when constructing automata. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 221-228

Boto, C. (2006). Um credo pedagógico na democracia escolar: Algum traçado do pensamento de John Dewey. Educação, 3 (60), 599-619.

Ferreira, A.G. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Revista Educação em Questão, 40(26), 19-30

Gomes, J. F. (1986). A educação infantil em Portugal. INIC

Sans Lobo, E. et al. (2014). Visita a la Escola da Ponte, una oportunidad para creer que otra educación es possible. In A. Rodrigues Marcos e T. Pessoa (Eds.), La práctica cotidiana en los colégios. Octaedro

Vaz-Rebelo, P., Fernandes, P., Morgado, J., Monteiro, A., & Otero, J. (2016). Students' unknowns about natural objects and artifacts. Educational Psychology. 36, 1, 176-190. DOI:10.1080/01443410.2014.916398