Teorias e Dinâmicas Educacionais Contemporâneas

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009741
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de História da Educação.

Métodos de Ensino

Pretende-se conciliar o método expositivo, para enquadramento e elucidação, com a utilização de práticas pedagógicas fundadas em trabalho do estudante. Deste modo, será incentivada a realização de trabalhos de revisão e/ou de investigação sobre tema a combinar; a elaboração de questões sobre o conteúdo das aulas; a realização de pequenas sínteses sobre os temas tratados; a reflexão sobre os princípios, as orientações ideológicas, as condições educacionais e os pressupostos das práticas educativas.

Resultados de Aprendizagem

Esta Unidade Curricular está pensada para proporcionar um conjunto de referências que sirvam para exercitar a reflexão educacional, a partir do pensamento de vários educadores e da sua interpelação tendo em consideração os contextos societais que condicionaram a sua produção bem como das dinâmicas educacionais que se alcançaram  e da sua relação com as condições económicas, sociais e culturais.

No final da uc os alunos devem:

- Empregar na reflexão educacional o conhecimento da História Contemporânea.

- Relacionar as condições da sociedade com a dinâmica educativa no mesmo período.

- Distinguir propostas pedagógicas de realidades educativas de um mesmo período.

- Caracterizar o pensamento pedagógico de diferentes períodos da modernidade e contemporaneidade.

- Demonstrar a importância das ideias dos nomes mais relevantes da História da Pedagogia Contemporânea.

- Explicitar as principais características das políticas e das instituições educativas, das sociedades contemporâneas.     

Estágio(s)

Não

Programa

I - Sociedade, educação, pedagogia. Modernidade, desenvolvimento  económico, científico e tecnológico. Ideologias e educação. A instituição do sistema de ensino. A escola tradicional.

II - O movimento da Escola Nova. Realismo, naturalismo, intuição sensível. Infância e os contributos da pedologia, psicologia, pedagogia. As origens e princípios da Escola Nova. Diversidade de métodos e de técnicas pedagógicas.

III - Concepções Pedagógicas Contemporâneas e alguns pressupostos orientadores.Teorias antiautoritárias. Propostas socialistas. Teorias personalistas. Teorias construtivistas e interacionistas. Teorias sociais e críticas.

IV -O processo da escolarização: dinâmicas políticas, sociais e institucionais. Ação educativa, atores e agentes. Escola, família e comunidade educativa.

V-Tempos e lógicas de educação formal e não-formal. Educação ao longo da vida e desenvolvimento pessoal e profissional. Cidade educadora e desenvolvimento local sustentável. 

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Piedade Simões Santana Pessoa Vaz Rebelo

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 50.0%
Trabalho de revisão de literatura sobre tema previamente definido com apresentação. Outras possibilidades de av.podem ser combinadas com os estudantes: 50.0%

Bibliografia

Bertrand, Y. (2001). Teorias Contemporâneas da Educação. Instituto Piaget

Bidarra, G., et al. (2020). Guided play: from instructions to creativity when constructing automata. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 2(1), 221-228

Boto, C. (2006). Um credo pedagógico na democracia escolar: Algum traçado do pensamento de John Dewey. Educação, 3 (60), 599-619.

Ferreira, A.G. (2011). A Europa e a herança cultural da escola. Revista Educação em Questão, 40(26), 19-30

Gomes, J. F. (1986). A educação infantil em Portugal. INIC

Sans Lobo, E. et al. (2014). Visita a la Escola da Ponte, una oportunidad para creer que otra educación es possible. In A. Rodrigues Marcos e T. Pessoa (Eds.), La práctica cotidiana en los colégios. Octaedro

Vaz-Rebelo, P., Fernandes, P., Morgado, J., Monteiro, A., & Otero, J. (2016). Students' unknowns about natural objects and artifacts. Educational Psychology. 36, 1, 176-190. DOI:10.1080/01443410.2014.916398