Metodologia da Investigação em Educação II

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
01009730
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Metodologia da Investigação Educacional I.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com momentos expositivos seguidos de trabalhos de grupo.

Treino de técnicas de recolha de dados empíricos, como a construção de Guiões de Observação e de Entrevista.

Leitura e discussão de textos e de outros documentos indicados pela docente, com interesse para a unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

No final desta uc os alunos devem:

- Entender o contributo que as metodologias qualitativas podem dar à investigação em educação.

- Conhecer as características principais da abordagem qualitativa e os planos e as técnicas relevantes de investigação.

- Analisar as vantagens das metodologias qualitativas e as suas principais limitações, no âmbito do estudo dos problemas educativos.

- Reflectir sobre questões de natureza ética que se colocam no planeamento, execução e publicação dos resultados de uma investigação qualitativa em educação.

- Desenvolver competências que habilitem para a escolha do plano qualitativo adequado para o estudo de um problema educativo concreto.

- Treinar algumas técnicas de análise de dados qualitativos, a partir de excertos de entrevistas.

- Ser capaz de ler com sentido crítico investigações publicadas decorrentes de estudos empíricos mais de natureza qualitativa.

- Compreender a possível complementaridade de abordagens na construção do conhecimento científico.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Características principais da investigação qualitativa

2. História do aparecimento da investigação qualitativa ao longo do Séc. XX.

3. Elaboração de um Glossário de fundamental importância para a Unidade Curricular.

4. Fases de uma investigação qualitativa: alguns exemplos retirados de investigações reais.

5. A credibilidade de um estudo qualitativo: questões relativas à fidelidade e à validade das conclusões obtidas.

6. Análise pormenorizada de alguns planos qualitativos de investigação (e.g., estudo de caso, investigação participativa).

7. Análise pormenorizada de algumas técnicas qualitativas de investigação (e.g., entrevista aberta, observação participante).

8. Breve abordagem de algumas técnicas qualitativas de análise de dados: análise de conteúdo, análise do discurso, etc.

9. Como elaborar o relatório de um estudo qualitativo: possíveis estruturas.

10. Aspectos éticos a ter em conta no decurso de uma investigação qualitativa.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina Maria Coimbra Vieira

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Amado, J. (Org.). (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da UC.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2011). Handbook of qualitative research (4th ed.). Thousand Oaks: Sage.

Schwandt, T. A. (1997). Qualitative inquiry: A dictionary of terms. Thousand Oaks: Sage.

Vieira, C. C. (1995). Investigação quantitativa e investigação qualitativa: uma abordagem comparativa. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica apresentadas à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Vieira, C. C. (1999). A credibilidade da investigação científica de natureza qualitativa: Questões relativas à sua fidelidade e validade. Revista Portuguesa de Pedagogia, 33(2), 89-116.

Yin, R. K. (2008). Case study research. Design and methods (4th ed.). London: Sage.