Psicopedagogia das Aprendizagens Escolares

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
01009724
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino.

Métodos de Ensino

Método expositivo, apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos alunos, análise e discussão de casos, construção de programas e materiais educativos.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular centra-se na leitura, na escrita, na compreensão e na composição de textos, na matemática, nas ciências e nas ciências sociais. Para cada uma destas áreas, são analisados os processos cognitivos envolvidos na sua aprendizagem, bem como os fatores facilitadores da aquisição dos conhecimentos que lhes são específicos.Pela sua centralidade na aprendizagem escolar, a leitura é particularmente desenvolvida. Uma atenção especial é dada aos métodos e às estratégias psicopedagógicas que se têm revelado mais eficazes na promoção destas aprendizagens escolares.

No final desta uc, os alunos devem:

- Conhecer e compreender os principais processos cognitivos envolvidos nas aprendizagens escolares da leitura, escrita, composição de textos, matemática, ciências e ciências sociais.

- Saber como desenvolver estratégias de apoio às diferentes aprendizagens escolares. 

Estágio(s)

Não

Programa

1. A leitura como processo cognitivo. A aprendizagem da leitura: a importância da consciência fonológica; a influência do grau de transparência do código ortográfico. Os métodos de iniciação à leitura. A prevenção das dificuldades.

2. A aprendizagem da escrita. Etapas na aquisição da escrita. Relações com a leitura.

3. A compreensão e estudo de textos. Estratégias de compreensão e de estudo.

4. A composição de textos. Processos da composição de textos: planificação, textualização, revisão. O ensino da composição escrita.

5. A aprendizagem da matemática. Processos cognitivos importantes na aprendizagem da matemática. Métodos de ensino/aprendizagem.

6. As ciências. A aquisição e recuperação de conhecimentos científicos. Os métodos de ensino das ciências.

7. As ciências/estudos sociais. Métodos de ensino dos estudos sociais.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Isabel Ferraz Festas

Métodos de Avaliação

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Avaliação Contínua
Mini Testes: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Festas, I., & Castro, S. L. (2013). Aprendizagem e cognição em áreas específicas: Leitura, escrita, compreensão, composição de textos, ciências e estudos sociais. In F. H. Veiga (Org.), Psicologia da educação: Teoria, investigação e aplicação (pp. 395-443). Lisboa: Editora Climepsi – Escolar Editora.

Festas, I., Oliveira, A., Rebelo, J. A., Damião, H., Harris, K., Graham, S. (2015). Professional development in Self-Regulated Strategy Development: Effects on the writing performance of eighth grade portuguese students. Contemporary Educational Psychology, 40, 17-27. DOI: 10.1016/j.cedpsych.2014.05.004

Fundação Calouste Gulbenkian (2008). Matemática. Ensino: Questões e soluções. Lisboa

Graham, S., Macarthur, C., & Fitzgerald (Eds.). (2007). Best practices in writing instruction. New York: The Guilford Press.

Morais, J. (1997). A arte de ler: Psicologia cognitiva da leitura. Lisboa: Edições Cosmos.