Teoria e Desenvolvimento Curricular

Ano
2
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009713
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos outros além daqueles que se espera que um estudante do 2.º ano revele.

Métodos de Ensino

Nas sessões presenciais intercalam-se momentos de trabalho teórico e prático:

- Exposição e exploração de documentos (textos, imagens e videos);

- Demonstração de procedimentos, e apresentação de técnicas e instrumentos;

- Realização de tarefas individuais e/ou em pequenos grupos.

Trabalho autónomo dos estudantes ao longo do semestre:

- Realização progressiva de um portefólio de aprendizagem (composto por seis tarefas).

Acompanhamento tutorial (para apoio diverso na aprendizagem):

- Suporte ao estudo individual, à preparação e desenvolvimento do portefólio.

Resultados de Aprendizagem

Por referência aos conteúdos programáticos:
1. Adquirir conhecimento
- Integrar conhecimento em esquemas prévios de pensamento
- Recuperar corretamente conhecimento pretendido
2. Compreender conhecimento:
- Relacionar aspetos do conhecimento (novo e prévio)
- (Re)organizar o conhecimento e atribuir-lhe um sentido/significado
3. Analisar questões/documentos/situações particulares com base em conhecimento
- Decompor essas questões/documentos/situações em partes principais
- Discutir essas partes à luz de conhecimento considerado pertinente
- Conferir um sentido a essas questões/documentos/situações com vista a conseguir sínteses orientadoras.
4. Aplicar conhecimentos em circunstâncias concretas
- Usar produtos de análises e sínteses para emitir uma opinião e/ou realizar uma tarefa específica
- Verificar a adequação/correção da opinião emitida e/ou da tarefa específica
5. Valorizar o conhecimento
- Atribuir valor ao conhecimento
- Envolver-se na apropriação de conhecimento.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução

Conceções de educação, conceções de currículo escolar

Sentido(s) de currículo escolar

O profissional como decisor no campo curricular

1 Teoria curricular

1.1 Elementos da política curricular contemporânea

1.2 Raízes históricas do currículo escolar

1.3 O currículo escolar no debate social

1.4 A reflexão teleológica na base do currículo escolar

1.5 O dever de educar subjacente ao currículo escolar

1.6 Enquadramento(s) epistemológico(s) do currículo escolar

1.7 Implicações curriculares do saber científico sobre a aprendizagem

1.8 Pensamento e ação profissional no campo curricular

2 Desenvolvimento curricular

2.1 Um esquema orientador do trabalho curricular

2.2 Caminhos curriculares possíveis e decisões legítimas

2.3 Circunstâncias em que o currículo escolar se desenvolve

2.4 Estruturação curricular: fases e referencial

2.5 Concretização documental do currículo escolar

2.6 O currículo escolar em interação

Síntese

Análise e construção de processos curriculares.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Lopes Damião Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%

Bibliografia

- Anderson, L. & Krathwohl (Eds.). (2001). A taxonomy for learning, teaching, and assessing. New York: Anderson, L. & Krathwohl (Eds.) (2001). A taxonomy for learning, teaching, and assessing. New York: Longman.

Carrilho, A. (1992). Desenvolvimento curricular. Lisboa: Texto Editora.

Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós-acção. Coimbra: Minerva.

Flinders, D & Thornton, S. (Ed.) (2017, 6ªed). The curriculum studies reader. New York: Routledge.

Kelley (2009). The currriculum: Teory and practice. London. Sage Publications.

Mayer, R. & Alexander, P. (Eds.). (2011). Handbook of research on learning and instruction. New York: Routledge.

Mayer, R. E. (2011). Applying the science of learning. Boston, MA: Pearson

Pacheco, J. A. (2005). Estudos curriculares. Porto: Porto Editora.

Silva, T. T. (2005). Teorias do currículo: Uma introdução crítica. Porto: Porto Editora.

Syomwene, A. (2020). Curriculum theory. Characteristics and funcions. European Journal of Education Studies 7(1), 326-337.