Teoria e Desenvolvimento Curricular
2
2016-2017
01009713
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não são requeridos.
Métodos de Ensino
Sessões teóricas:
- Exposição, exploração de textos, imagens e videogramas.
Sessões práticas:
- Demonstração de procedimentos, apresentação de técnias e instrumentos;
- Realização de tarefas individuais e/ou em pequenos grupos.
Trabalho autónomo dos estudantes (para consolidação e aprofundamento)
- Preparação e/ou continuação do trabalho das sessões presenciais
Acompanhamento tutorial (para apoio diverso na aprendizagem)
- Suporte ao estudo individual, à preparação e desenvolvimento de tarefas.
Resultados de Aprendizagem
(1) Valorizar o conhecimento
- Atribuir valor ao conhecimento proposto
- Envolver-se na apropriação do conhecimento
(2) Adquirir novo conhecimento
- Integrar o novo conhecimento em esquemas prévios
- Recuperar correctamente conhecimento pretendido
(3) Compreender o novo conhecimentos
- Relacionar aspectos do novo conhecimento e, estes, com conhecimentos prévios
- Atribuir significado ao novo conhecimento, integrando-o em esquemas de pensamento
(4) Analisar questões/documentos/situações particulares com base no conhecimento
- Decompor essas questões/documentos/situações nas suas partes principais
- Organizar essas partes numa estrutura coerente
- Conferir um sentido global a essas questões/documentos/situações
(5) Aplicar conhecimentos em circunstâncias concretas
- Usar o produto de análises para emitir uma opinião e/ou realizar uma tarefa especializada
- Verificar a adequação/correcção da opinião emitida e/ou da realização da tarefa.
Estágio(s)
NãoPrograma
INTRODUÇÃO
- Exploração inicial do conceito de currículo escolar
- O papel do especialista em Educação em processos curriculares
1.ª PARTE: TEORIA CURRICULAR
- Concepções de educação, concepções de currículo
- O currículo no debate social
- Da história do currículo
- Elementos da política curricular actual
- O papel da ideologia na conceptualização curricular
- A filosofia na base do currículo
- Enquadramentos epistemológicos do currículo
- A ética e a deontologia como guias do currículo
- Teorias de aprendizagem com impacto no currículo
- Teorização curricular contemporânea
2.ª PARTE: DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
- Delimitação do sentido e do campo de desenvolvimento curricular
- Desenvolvimento de processos curriculares
- Documentos que firmam os processos curriculares e os orientam
- Análise de documentos e processos curriculares
- Estruturação de processos curriculares
SÍNTESE
- Uma definição consistente e operacional de currículo
- Um esquema de desenvolvimento curricular.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Helena Lopes Damião Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Anderson, L., & Krathwohl (Eds.). (2001). A taxonomy for earning, teaching, and assessing. New York: Longman.
Carrilho, R. A. (1992). Desenvolvimento curricular. Lisboa: Texto Editora.
Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós-acção. Coimbra: Minerva.
Gagné, R., Briggs, L., & Wager, W. (1988). Principles of instructional design. New York: Holt, Rinehart and Winston.
Kelley (2009). The currriculum: Teory and practice. London. Sage Publications.
Mayer, R., & Alexander, P. (Eds.). (2011). Handbook of research on learning and instruction. New York: Routledge.
Mayer, R. E. (2011). Applying the science of learning. Boston, MA: Pearson.
Pacheco, J. A. (2005). Estudos curriculares. Porto: Porto Editora.
Smith, L., & Ragan, T. (1999). Instructional design. Danvers: Wiley & Sons.
Silva, T. T. (2005). Teorias do currículo: Uma introdução crítica. Porto: Porto Editora.
Tanner, D., & Tanner, L. (2007). Curriculum development: Theory into practice. New Jersey: Pearson Education.