Teoria e Desenvolvimento Curricular

Ano
2
Ano lectivo
2015-2016
Código
01009713
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos.

Métodos de Ensino

Sessões teóricas:

- Exposição, exploração de textos, imagens e videogramas.

Sessões práticas:

- Demonstração de procedimentos, apresentação de técnias e instrumentos;

- Realização de tarefas individuais e/ou em pequenos grupos.

Trabalho autónomo dos estudantes (para consolidação e aprofundamento)

- Preparação e/ou continuação do trabalho das sessões presenciais

Acompanhamento tutorial (para apoio diverso na aprendizagem)

- Suporte ao estudo individual, à preparação e desenvolvimento de tarefas.

Resultados de Aprendizagem

(1) Valorizar o conhecimento

- Atribuir valor ao conhecimento proposto

- Envolver-se na apropriação do conhecimento

(2) Adquirir novo conhecimento

- Integrar o novo conhecimento em esquemas prévios

- Recuperar correctamente conhecimento pretendido

(3) Compreender o novo conhecimentos

- Relacionar aspectos do novo conhecimento e, estes, com conhecimentos prévios

- Atribuir significado ao novo conhecimento, integrando-o em esquemas de pensamento

(4) Analisar questões/documentos/situações particulares com base no conhecimento

- Decompor essas questões/documentos/situações nas suas partes principais

- Organizar essas partes numa estrutura coerente

- Conferir um sentido global a essas questões/documentos/situações

(5) Aplicar conhecimentos em circunstâncias concretas

- Usar o produto de análises para emitir uma opinião e/ou realizar uma tarefa especializada

- Verificar a adequação/correcção da opinião emitida e/ou da realização da tarefa.

Estágio(s)

Não

Programa

INTRODUÇÃO

- Exploração inicial do conceito de currículo escolar

- O papel do especialista em Educação em processos curriculares

1.ª PARTE: TEORIA CURRICULAR

- Concepções de educação, concepções de currículo

- O currículo no debate social

- Da história do currículo

- Elementos da política curricular actual

- O papel da ideologia na conceptualização curricular

- A filosofia na base do currículo

- Enquadramentos epistemológicos do currículo

- A ética e a deontologia como guias do currículo

- Teorias de aprendizagem com impacto no currículo

- Teorização curricular contemporânea

2.ª PARTE: DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 

- Delimitação do sentido e do campo de desenvolvimento curricular

- Desenvolvimento de processos curriculares

- Documentos que firmam os processos curriculares e os orientam

- Análise de documentos e processos curriculares

- Estruturação de processos curriculares

SÍNTESE

- Uma definição consistente e operacional de currículo

- Um esquema de desenvolvimento curricular.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Helena Lopes Damião Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Anderson, L., & Krathwohl (Eds.). (2001). A taxonomy for earning, teaching, and assessing. New York: Longman.

Carrilho, R. A. (1992). Desenvolvimento curricular. Lisboa: Texto Editora.

Damião, M. H. (1996). Pré, inter e pós-acção. Coimbra: Minerva.

Gagné, R., Briggs, L., & Wager, W. (1988). Principles of instructional design. New York: Holt, Rinehart and Winston.

Kelley (2009). The currriculum: Teory and practice. London. Sage Publications.

Mayer, R., & Alexander, P. (Eds.). (2011). Handbook of research on learning and instruction. New York: Routledge.

Mayer, R. E. (2011). Applying the science of learning. Boston, MA: Pearson.

Pacheco, J. A. (2005). Estudos curriculares. Porto: Porto Editora.

Smith, L., & Ragan, T. (1999). Instructional design. Danvers: Wiley & Sons.

Silva, T. T. (2005). Teorias do currículo: Uma introdução crítica. Porto: Porto Editora.

Tanner, D., & Tanner, L. (2007). Curriculum development: Theory into practice. New Jersey: Pearson Education.