Avaliação Educacional
2
2022-2023
01009702
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não tem.
Métodos de Ensino
À componente teórica corresponde uma abordagem expositiva apoiada em meios audiovisuais com momentos de discussão de temas em que a actividade, participação e colaboração dos alunos é fundamental. A componente prática pressupõe o desenvolvimento, por parte dos alunos, de trabalhos práticos de reflexão em grupo sobre as temáticas desenvolvidas nas aulas.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa desenvolver um conjunto de competências no domínio da avaliação, nomeadamente a compreensão dos diferentes paradigmas, modalidades e âmbitos da avaliação educacional, bem como a construção de referenciais avaliativos.
No final da uc os alunos devem:
• Compreender as diferentes gerações e paradigmas da avaliação;
• Compreender os componentes e as modalidades da avaliação;
• Analisar os diferentes âmbitos da avaliação educacional;
• Construir referenciais de avaliação de escolas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A avaliação educacional: antecedentes e actualidade
1.1. As gerações da avaliação; medida, congruência, julgamento e negociação
1.2. Os paradigmas da avaliação; objectivista, subjectivista e crítico
1.3. Debate entre paradigmas
1.4. Os desafios da avaliação
2. Componentes e modalidades da avaliação
2.1. As noções de referente, referido, referencial e referencialização
2.2. A avaliação segundo a funcionalidade e temporalização
2.3. A avaliação segundo o normotipo
2.4. A avaliação segundo os agentes
3. Âmbitos/objectos da avaliação educacional
3.1. Avaliação das administrações educativas
3.2. Avaliação das escolas.
3.3. Avaliação do desempenho profissional dos docentes
3.4. Avaliação dos processos de ensino-aprendizagem.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Manuel Folgado Barreira
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Alaíz, V., Góis, E., & Gonçalves, C. (2003). Auto-avaliação de escolas. Porto: Edições Asa.
Alves, M. P. (2004). Currículo e avaliação: Uma perspectiva integrada. Porto: Porto Editora.
Barreira, C., & Boavida, J. (Orgs.). (2006). Avaliação educacional: Novas formas de ensinar e aprender. Revista Portuguesa de Pedagogia, 40(3), 95-133.
Barreira, C., Bidarra, G., & Vaz-Rebelo, M. P. (2011). Avaliação externa de escolas: Do quadro de referência aos resultados e tendências de um processo em curso. Revista Portuguesa de Pedagogia, Homenagem ao Professor Doutor João José Matos Boavida, Extra-Série, 81-94.
Casanova, M. A. (2007). Manual de evaluación educativa. Madrid: Editorial La Muralla.
Hadji, C. (1994). Avaliação, regras do jogo. Porto: Porto Editora.
Pinto, J., & Santos, L. (2006). Modelos de avaliação das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta.