Filosofia da Educação
1
2025-2026
01009699
Ciências da Educação
Português
Espanhol
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Os conhecimentos de base requeridos são da ordem da cultura geral sobre a natureza da filosofia e da educação, bem como sobre a sua problematicidade. Requer-se o nível cultural e vocabular pressuposto na obtenção do 12.º ano de escolaridade. Não se preveem requisitos técnicos especiais, uma vez que a UC pretende facultar metodologicamente o acesso às problemáticas propostas.
Métodos de Ensino
Nas aulas articular-se-ão as dimensões teórico-práticas das questões a tratar, procurando que as atividades sejam significativas e capazes de incentivar a participação, o debate e a reflexão individual, com vista a alcançar os objetivos especificados. Recorreremos à diversificação metodológica, mas integradora, com a aplicação da lição expositiva e interativa, a leitura e a análise (individual e/ou coletiva) de textos, o visionamento e análise (individual e/ou coletiva) de filmes, bem como o debate de problemáticas e a pesquisa orientada por temas.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a atitude filosófica nas suas dimensões.
Aplicar a atitude filosófica, nomeadamente ao campo educacional.
Compreender as problemáticas filosóficas do campo educacional;
Discutir criticamente os sentidos da educabilidade humana;
Compreender os enraizamentos fundacionais do humano na sua relação com o campo educacional;
Analisar as narrativas fundacionais da educação do ponto de vista do paradigma da complexidade;
Analisar as dimensões da antinómica educacional;
Relacionar a antinómica educacional com a complexidade do fenómeno educativo;
Identificar os desafios contemporâneos da educação e da filosofia da educação;
Assinalar elementos de um horizonte crítico para a educação;
Compreender os princípios psicopedagógicos da filosofia para crianças.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Filosofia e educação
1.1. A questão identitária da filosofia e a atitude filosófica
1.2. A filosofia da educação: perspetivas e desafios
2. Problemáticas contemporâneas da filosofia da educação
2.1. A crise dos fundamentos e a crítica da teleologia da educação
2.2. A persistência da questão da intencionalidade da educação e a incontornável referência a valores e finalidades.
2.3. Educação e sujeito: relativizações e enraizamentos para uma refundação da educação
3. Da ruptura crítica e pós-moderna ao repensar das narrativas fundacionais da educação I
3.1. O Paradigma da Complexidade
3.2. A complexidade no campo da educação
4. Da ruptura crítica e pós-moderna ao repensar das narrativas fundacionais da educação II
4.1. Os desafios da Sociedade do Conhecimento
4.2. Os desafios da ordem política e socioeconómica do século XXI
4.3. Análise e tentativa de superação de mitos educacionais instalados
5. Natureza e justificação da Filosofia Para Crianças (P4C).
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Francisco de Sousa Reis
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho laboratorial ou de campo: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 40.0%
Bibliografia
Amado, J., & Boavida, J. (2006). Ciências da Educação. IUC.
Biesta, G.J.J. (2015). What is education for? European Journal of Education, 50(1):76-87.
Boavida, J. (2010). Educação filosófica - Sete ensaios. IUC.
Cabanas, J.M.Q. (2002). Teoria da educação. Uma conceção antinómica de educação. Ed. Asa.
Carvalho, A. (2004). Problemáticas filosóficas da educação. Ed. Afrontamento.
Christodoulou, D. (2014). Seven myths about education. Routledge.
Formosinho, M., Boavida, J., & Damião, M. H (2013). Educação, perspetivas e desafios. IUC.
Nicholson, D. W. (2021). Philosophy of Education in action: An inquiry-based approach. Routledge.
Reis, C.F.S. (2014). Educação e cultura mediática: Análise de implicações deseducativas. Âncora/CEI.
Vansieleghem, N., & Kennedy, D. (2011). What is philosophy for children, what is philosophy with children – after Matthew Lipman? Journal of Philosophy of Education, 45(2), 171-182.
Vernon, M. (2011). iPlatão: Filosofia para o dia-a-dia. Clube do Autor.