Filosofia da Educação
1
2022-2023
01009699
Ciências da Educação
Português
Espanhol
Inglês
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Os conhecimentos de base requeridos são da ordem da cultura geral sobre a natureza da filosofia e da educação, bem como sobre a sua problematicidade. Requer-se o nível cultural e vocabular pressuposto na obtenção do 12.º ano de escolaridade. Não se prevêem requisitos técnicos especiais, uma vez que a UC pretende facultar metodologicamente o acesso às problemáticas propostas.
Métodos de Ensino
Nas aulas articular-se-ão as dimensões teórico-práticas das questões a tratar, procurando que as atividades sejam significativas e capazes de incentivar a participação, o debate e a reflexão individual, com vista a alcançar os objetivos especificados. Recorreremos à diversificação metodológica, mas integradora, com a aplicação da lição expositiva e interactiva, a leitura e a análise (individual e/ou coletiva) de textos, o visionamento e análise (individual e/ou coletiva) de filmes, bem como o debate de problemáticas e a pesquisa orientada por temas.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender a atitude filosófica nas suas dimensões.
2. Aplicar a atitude filosófica, nomeadamente ao campo educacional.
3. Compreender as problemáticas filosóficas do campo educacional;
4. Discutir criticamente os sentidos da educabilidade humana;
5. Compreender os enraizamentos fundacionais do humano na sua relação com o campo educacional;
6. Analisar as narrativas fundacionais da educação do ponto de vista do paradigma da complexidade;
7. Analisar as dimensões da antinómica educacional;
8. Relacionar a antinómica educacional com a complexidade do fenómeno educativo;
9. Identificar os desafios contemporâneos da educação e da filosofia da educação;
10. Assinalar elementos de um horizonte crítico para a educação;
11. Compreender os princípios psicopedagógicos da filosofia para crianças.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Filosofia e educação
1.1. A questão identitária da filosofia e a atitude filosófica
1.2. A filosofia da educação: perspetivas e desafios
2. Problemáticas contemporâneas da filosofia da educação
2.1. A crise dos fundamentos e a crítica da teleologia da educação
2.2. A persistência da questão da intencionalidade da educação e a incontornável referência a valores e finalidades.
2.3. Educação e sujeito: relativizações e enraizamentos para uma refundação da educação
3. Da ruptura crítica e pós-moderna ao repensar das narrativas fundacionais da educação I
3.1. O Paradigma da Complexidade
3.2. A complexidade no campo da educação
4. Da ruptura crítica e pós-moderna ao repensar das narrativas fundacionais da educação II
4.1. Os desafios da Sociedade do Conhecimento
4.2. Os desafios da ordem política e socioeconómica do século XXI
4.3. Análise e tentativa de superação de mitos educacionais instalados
5. Natureza e justificação da Filosofia Para Crianças.
Docente(s) responsável(eis)
Carlos Francisco de Sousa Reis
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Outra: 15.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Frequência: 60.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Amado, J. & Boavida, J. (2006). Ciências da Educação: Epistemologia, Identidade e Perspectivas. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
Boavida, J. (2010). Educação filosófica - Sete ensaios. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Cabanas, J.M.Q. (2002). Teoria da educação. Porto: Edições Asa.
Carvalho, A. (2004). Problemáticas filosóficas da educação. Porto: Edições Afrontamento.
Christodoulou, D. (2014). Seven myths about education. New York: Routledge.
Formosinho, M., Boavida, J., & Damião, M. H (2013). Educação, perspetivas e desafios. Coimbra: Imprensa da Universidade.
Reis, C.F.S. (2014). Educação e cultura mediática: Análise de implicações deseducativas. Guarda: Âncora/Centro de Estudos Ibéricos.
Vansieleghem, N. & Kennedy, D. (2011). What is philosophy for children, what is philosophy with children – after Matthew Lipman? Journal of Philosophy of Education, 45, 2: 171-182.
Vernon, M. (2011). iPlatão: Filosofia para o dia-a-dia. Lisboa: Clube do Autor.