Metodologia da Investigação em Educação I

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009688
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Embora não seja condição sine qua non para a obtenção de sucesso na disciplina, é importante ter realizado já a unidade curricular de Estatística Aplicada à Educação.

Métodos de Ensino

1. Método expositivo (sobretudo nas aulas teóricas), acompanhado de exemplos retirados de investigações reais na área da educação. Salienta-se a transferência de conhecimentos e a sua aplicabilidade.

2. Nas aulas práticas dar-se-á preferência a estratégias pedagógicas como:

-Trabalhos de grupo.

-Trabalhos individuais que tenham a ver com a conceção de etapas do trabalho científico e com a análise e interpretação de dados.

Todos os momentos expositivos, mesmo nas aulas teóricas, serão acompanhados da apresentação de exemplos retirados de investigações já efetuadas, para discussão.

Resultados de Aprendizagem

Nesta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:

1) Compreender a natureza da pesquisa em educação e ciências sociais em geral;

2) Conhecer os desenhos de pesquisa quantitativa e saber como aplicá-los;

3) Identificar as dificuldades metodológicas inerentes aos diferentes desenhos;

4) Saber desenhar e planear adequadamente uma pesquisa quantitativa em educação;

5) Pensar em questões éticas inerentes à investigação com seres humanos;

6) Antecipar riscos potenciais em estudos específicos e identificar possíveis medidas de contingência;

7) Aprender a organizar e a redigir rigorosamente um relatório científico, incluindo a análise e a apresentação estatística dos dados;

8) Aprender a usar as normas de referenciação da APA (7ª edição);

9) Ler e analisar criticamente o relatório de uma investigação científica;

10) Compreender a importância de fazer ciência com relevância prática no amplo campo da educação.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Introdução ao pensamento científico:conceitos fundamentais

2.O processo de investigação quantitativa em educação:problemas científicos,hipóteses,planos,instrumentos de recolha de dados,técnicas de análise de dados,interpretação dos resultados

3.Planos quantitativos de investigação:suas características principais,potencialidades e fragilidades

4.Critérios para a escolha de um plano científico concreto em função do problema a estudar

5.Questões relativas à validade de uma investigação científica:ameaças à validade interna e externa dos estudos científicos

6.A fidelidade de uma investigação científica

7.Instrumentos quantitativos de recolha de dados:variedade,características,vantagens e desvantagens de cada um deles

8.Técnicas de amostragem

9.Questões de natureza ética na condução de uma investigação

10.A revisão da literatura:fontes principais

11.O teste das hipóteses e sua relação com a estatística descritiva e inferencial

12.A redacção de um relatório científico:suas comp.essencias.

Docente(s) responsável(eis)

Carlos Manuel Folgado Barreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

Ary, D. et al. (1990).Introduction to research in education. Holt, Rin. & Winston, Inc.

Creswell, J. W. (2012).Educational Research (4th ed.). Pearson.

Fraenkel, J. R., & Wallen, N. E.(2003).How to design and evaluate research in education (5th ed.). McGraw-Hill.

McMillan, J. H., & Schumacher, S.(1989).Research in education: A conceptual introduction. Scott, Foresman & Company

Tuckman, B. W. (2002).Manual de investigação em educação. Fund. Calouste Gulbenkian.

Vieira, C. C. (2019). Investigação, conhecimento científico e responsabilidade social: reflexões a partir das Ciências Sociais e Humanas. Exedra – Revista da ESEC. Nº EIPE 2019, 28-37.

Vogt, W. P. (1993).Dictionary of statistics and methodology: A nontechnical guide for the social sciences.SAGE.

Field, A. (2005).Discovering statistics using SPSS (2nd ed). SAGE.

 Tabachnick, B., & Fidel, L. (2001). Using multivariate statistics. Pearson Allyn & Bacon.