Teorias de Aprendizagem e Modelos de Ensino

Ano
1
Ano lectivo
2023-2024
Código
01009677
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns.

Métodos de Ensino

Método expositivo, apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos alunos, análise e discussão de casos, elaboração, pelos alunos, de programas de intervenção psicopedagógica.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino centra-se no estudo dos principais modelos, estratégias e métodos pedagógicos decorrentes das teorias da aprendizagem. São estudadas as teorias comportamentalistas, construtivistas, socioculturais e cognitivistas e desenvolvida a forma como as mesmas podem orientar as práticas pedagógicas. É dado um destaque particular ao modo como as diferentes concepções de aprendizagem podem estar na origem de actuações pedagógicas diversas e mesmo antagónicas, nomeadamente no que concerne aos métodos de ensino adoptados, à forma como se estruturam as aprendizagens e às modalidades de avaliação.

Resultados de aprendizagem:

- Conhecer diversos modelos de ensino decorrentes de diferentes teorias da aprendizagem

- Saber como desenvolver estratégias psicopedagógicas facilitadoras da aprendizagem

- Saber aplicar modelos e estratégias de ensino.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Teorias comportamentalistas

Modelos de ensino baseados nas teorias comportamentalistas: a instrução direta, a aprendizagem de mestria

2. Teorias construtivistas

A influência das teorias construtivistas nas práticas pedagógicas: modelos de ensino baseados na descoberta e na investigação

3.Teorias socioculturais

A teoria de Vygotsky

A repercussão da obra de Vygotsky nas práticas pedagógicas: os modelos de ensino de andaime ou de suporte

A aprendizagem situada e a sua influência na pedagogia: o modelo do aprendizado cognitivo (cognitive apprenticeship)

4. Teorias cognitivistas

Os modelos de processamento da informação.

Modelos de ensino decorrentes das teorias cognitivistas e dos modelos de processmaneto de informação: a análise cognitiva de tarefas, o modelo SOI (Selecionar, Organizar, Integrar).

Docente(s) responsável(eis)

Maria Isabel Ferraz Festas

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Mini Testes: 50.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

 Bidarra, G., & Festas, I. (2005). Construtivismo(s): implicações e interpretações educativas. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (2), 175-195.

-Joyce, B., & Weil, M. (2011). Models of teaching (3th Edition). Boston: Pearson.

-Mayer, R. (2008). Learning and instruction (2nd ed). New Jersey: Pearson.

-Veiga, F. (Coord.) (2013). Psicologia da educação. Teoria, investigação e aplicação. Envolvimento dos alunos na escola. Lisboa: Climepsi.