Teorias de Aprendizagem e Modelos de Ensino
1
2022-2023
01009677
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhuns.
Métodos de Ensino
Método expositivo, apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos alunos, análise e discussão de casos, elaboração, pelos alunos, de programas de intervenção psicopedagógica.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Teorias da Aprendizagem e Modelos de Ensino centra-se no estudo dos principais modelos, estratégias e métodos pedagógicos decorrentes das teorias da aprendizagem. São estudadas as teorias comportamentalistas, construtivistas, socioculturais e cognitivistas e desenvolvida a forma como as mesmas podem orientar as práticas pedagógicas. É dado um destaque particular ao modo como as diferentes concepções de aprendizagem podem estar na origem de actuações pedagógicas diversas e mesmo antagónicas, nomeadamente no que concerne aos métodos de ensino adoptados, à forma como se estruturam as aprendizagens e às modalidades de avaliação.
Resultados de aprendizagem:
- Conhecer diversos modelos de ensino decorrentes de diferentes teorias da aprendizagem
- Saber como desenvolver estratégias psicopedagógicas facilitadoras da aprendizagem
- Saber aplicar modelos e estratégias de ensino.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Teorias comportamentalistas
Modelos de ensino baseados nas teorias comportamentalistas: a instrução direta, a aprendizagem de mestria
2. Teorias construtivistas
A influência das teorias construtivistas nas práticas pedagógicas: modelos de ensino baseados na descoberta e na investigação
3.Teorias socioculturais
A teoria de Vygotsky
A repercussão da obra de Vygotsky nas práticas pedagógicas: os modelos de ensino de andaime ou de suporte
A aprendizagem situada e a sua influência na pedagogia: o modelo do aprendizado cognitivo (cognitive apprenticeship)
4. Teorias cognitivistas
Os modelos de processamento da informação.
Modelos de ensino decorrentes das teorias cognitivistas e dos modelos de processmaneto de informação: a análise cognitiva de tarefas, o modelo SOI (Selecionar, Organizar, Integrar).
Docente(s) responsável(eis)
Maria Isabel Ferraz Festas
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Mini Testes: 50.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Bidarra, G., & Festas, I. (2005). Construtivismo(s): implicações e interpretações educativas. Revista Portuguesa de Pedagogia, 39 (2), 175-195.
-Joyce, B., & Weil, M. (2011). Models of teaching (3th Edition). Boston: Pearson.
-Mayer, R. (2008). Learning and instruction (2nd ed). New Jersey: Pearson.
-Veiga, F. (Coord.) (2013). Psicologia da educação. Teoria, investigação e aplicação. Envolvimento dos alunos na escola. Lisboa: Climepsi.