Análise Psicossocial das Situações Educativas

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
01009666
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não tem.

Métodos de Ensino

Método expositivo, discussão em grupo e trabalhos práticos. Recursos audiovisuais e informáticos.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Análise Psicossocial das Situações Educativas tem como principal objectivo o estudo das dimensões psicossociais do processo educativo, em particular a compreensão dos contextos sociais e dos processos de grupo e relações interpessoais que ocorrem nas escolas e salas de aula. Trata-se de apreender a matriz social onde se inscrevem a aprendizagem, o desenvolvimento e a educação. 

São objetivos da unidade curricular:

- Identificar as características e a dinâmica dos processos educativos e a diversidade de contextos em que estes ocorrem

- Desenvolver competências de observação e análise de situações educativas

- Compreender o funcionamento das escolas/salas de aula e estruturas/processos que influenciam a realização escolar.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Contextos institucionais e situações educativas.

1.1 Natureza, funções e objectivos da educação escolar.

1.2 A escola como organização social: caracteristicas.

1.3 Atributos das escolas eficazes.

1.4 Culturas de ensino.

2. O grupo turma e a ecologia da sala de aula.

2.1 Clima da sala de aula.

2.2 Características gerais da vida na sala de aula.

2.3 Processos e estruturas da sala de aula.

2.4 Estádios de desenvolvimento do grupo-turma.


3. A relação pedagógica.

3.1 Estrutura de estatutos e papéis.

3.2 Representações recíprocas professor-aluno.

3.3 Efeito de expectativa em meio escolar e variáveis sociocognitivas e motivacionais relacionadas com o rendimento académico.

3.4 Interacção, comunicação e linguagem.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalhos Práticos: 30.0%
Frequência: 70.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Babad, E. (2009). The social psychology of the classroom. New York: Routledge.

Bidarra, M. G. (1998). Psicologia da Educação: Identidade(s) de uma disciplina. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32(3), 99-118.

Doyle, W. (1986). Classroom organization and management. In M. C. Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching. (2ª ed.). New York: MacMillan Publishing.

Fox, R. (2005). Teaching & Learning: Lessons from psychology (pp 53-67).Oxford: Blackwell.

Freitas, L. V., & Freitas, C. V. (2002). Aprendizagem cooperativa. Porto: ASA.

Hargreaves, H. (1998). Os professores em tempo de mudança:  O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw-Hill.

Lautier, N. (2001). Psychosociologie de l'éducation: Regard sur les situations d'enseignement. Paris: Armand Colin.

Raposo, N.V. (1995). Estudos de psicopedagogia (2ª ed.).Coimbra:Coimbra Editora.

Teddlie, C., & Reynolds, D. (2000). The international handbook of school effectiveness research. New York: Falmer Press.