Análise Psicossocial das Situações Educativas
1
2014-2015
01009666
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não tem.
Métodos de Ensino
Método expositivo, discussão em grupo e trabalhos práticos. Recursos audiovisuais e informáticos.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Análise Psicossocial das Situações Educativas tem como principal objectivo o estudo das dimensões psicossociais do processo educativo, em particular a compreensão dos contextos sociais e dos processos de grupo e relações interpessoais que ocorrem nas escolas e salas de aula. Trata-se de apreender a matriz social onde se inscrevem a aprendizagem, o desenvolvimento e a educação.
São objetivos da unidade curricular:
- Identificar as características e a dinâmica dos processos educativos e a diversidade de contextos em que estes ocorrem
- Desenvolver competências de observação e análise de situações educativas
- Compreender o funcionamento das escolas/salas de aula e estruturas/processos que influenciam a realização escolar.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Contextos institucionais e situações educativas.
1.1 Natureza, funções e objectivos da educação escolar.
1.2 A escola como organização social: caracteristicas.
1.3 Atributos das escolas eficazes.
1.4 Culturas de ensino.
2. O grupo turma e a ecologia da sala de aula.
2.1 Clima da sala de aula.
2.2 Características gerais da vida na sala de aula.
2.3 Processos e estruturas da sala de aula.
2.4 Estádios de desenvolvimento do grupo-turma.
3. A relação pedagógica.
3.1 Estrutura de estatutos e papéis.
3.2 Representações recíprocas professor-aluno.
3.3 Efeito de expectativa em meio escolar e variáveis sociocognitivas e motivacionais relacionadas com o rendimento académico.
3.4 Interacção, comunicação e linguagem.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Graça Amaro Bidarra
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Trabalhos Práticos: 30.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
Babad, E. (2009). The social psychology of the classroom. New York: Routledge.
Bidarra, M. G. (1998). Psicologia da Educação: Identidade(s) de uma disciplina. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32(3), 99-118.
Doyle, W. (1986). Classroom organization and management. In M. C. Wittrock (Ed.), Handbook of research on teaching. (2ª ed.). New York: MacMillan Publishing.
Fox, R. (2005). Teaching & Learning: Lessons from psychology (pp 53-67).Oxford: Blackwell.
Freitas, L. V., & Freitas, C. V. (2002). Aprendizagem cooperativa. Porto: ASA.
Hargreaves, H. (1998). Os professores em tempo de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Lisboa: McGraw-Hill.
Lautier, N. (2001). Psychosociologie de l'éducation: Regard sur les situations d'enseignement. Paris: Armand Colin.
Raposo, N.V. (1995). Estudos de psicopedagogia (2ª ed.).Coimbra:Coimbra Editora.
Teddlie, C., & Reynolds, D. (2000). The international handbook of school effectiveness research. New York: Falmer Press.