Educação Social
1
2014-2015
01009655
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Para esta unidade curricular são importantes os conhecimentos e competências desenvolvidas nas unidades curriculares do 1.º semestre do curso: Introdução às Ciências da Educação, Psicologia da Educação e Sociologia da Educação.
Métodos de Ensino
Recorrer-se-á a metodologias ativas e participativas com exposições orais suportadas por textos e recursos audio-visuais. Ocorrerão trabalhos em grupo com apresentações orais e dinamização de debates por parte dos alunos (apresentações dos projetos socioeducativos em análise) e de especialistas convidados (Aulas Abertas). Haverá ainda orientação tutorial relativamente aos projetos em análise.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular cada aluno deve:
- Relacionar os conceitos de Pedagogia Social, Educação Social e Intervenção Socioeducativa
- Reconhecer em diferentes contextos o carácter educativo do social e, complementarmente, a dimensão social da educação.
- Conhecer os agentes, os destinatários, os âmbitos, as temáticas e as modalidades de intervenção socioeducativa
- Compreender os processos histórico-conceptuais e os pressupostos pedagógicos, psicológicos e sociológicos que estão na base dos processos de intervenção socioeducativa
- Identificar os factores de vulnerabilidade, risco, conflito, marginalização, exclusão e discriminação que dificultam a socialização e a inserção social de sujeitos e coletivos.
- Conhecer projectos e programas de intervenção socioeducativa quer para públicos normatizados quer em conflito social
- Analisar um projecto de intervenção socioeducativa a partir de modelos de planeamento e avaliação de projetos socioeducativos.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Educação Social, Pedagogia Social, Intervenção Socioeducativa e Ciências da Educação
1. Educação Social (ES) e Intervenção socioeducativa: O conhecimento e o reconhecimento do caráter educativo do social e, complementarmente, da dimensão social da educação
2. Contextos, agentes, âmbitos, áreas de intervenção e lógicas de desenvolvimento pessoal, social e comunitário
3. Conceitos de vulnerabilidade, risco, conflito, marginalização e exclusão social que dificultam a inserção social de sujeitos e coletivos
4. Modalidades de intervenção socioeducativa: promoção, prevenção, diagnóstico, apoio, mediação, terapêutica, (re)integração, redução de riscos e danos, formação e animação.
5. Competências de um pedagogo social.
II. Referências histórico-conceptuais da ES
III. Projetos , temáticas e áreas da E S: Direitos Humanos e Educação para a Cidadania; Interculturalidade e Mediação Intercultural; Conflito e Violência e Pedagogia da Convivência; Voluntariado Social e Animação Sociocultural.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Rosário Carvalho Nunes Manteigas Moura Pinheiro
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação contínua
Projecto: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Carvalho, A.D. & Baptista, I. (2004). Educação social: Fundamentos e estratégias. Porto: Porto Editora.
Costa, A. B. (1998). Exclusões sociais. Coimbra: Gradiva.
Diaz, S. (2006). Uma aproximação à pedagogia – educação social. Revista Lusófona de Educação, 7, 91-104. http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rle/n7/n7a06
Jares, X. R. (2007). Pedagogia da convivência. Porto: Profedições.
Perotti, A. (2003). Apologia do Intercultural. Lisboa: Secretariado Entreculturas. Lisboa: Ministério da Educação.
Romans, M., Petrus, A., & Trilla, J. (2003). Profissão: Educador Social. Lisboa: Artmed Editora.
Sanches, M. (2009). A escola como espaço social. Leituras e olhares de professores e alunos. Porto: Porto Editora.
Serrano, G. P. (2008). Elaboração de projectos sociais: Casos práticos. Porto: Porto Editora.
Serrano, G.P. (2010). Pedagogía social - educación social: Construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea Ediciones.